Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Dan Brown atrás de ‘Fúria Divina’

O escritor norte-americano Dan Brown, autor de best sellers como ‘O Código Da Vinci’ e ‘Anjos e Demónios’ está a ser derrotado por José Rodrigues dos Santos no seu próprio terreno – os romances com intrigas internacionais protagonizados por académicos transformados em heróis de acção. Numa das alturas do ano em que se vende mais livros, ‘Fúria Divina’, do jornalista da RTP, lidera as listas de mais vendidos nas principais redes de livrarias nacionais, à frente de ‘O Símbolo Perdido’.
15 de Dezembro de 2009 às 00:30
Livro do jornalista da RTP está a vender mais do que a obra de Dan Brown
Livro do jornalista da RTP está a vender mais do que a obra de Dan Brown FOTO: Vítor Mota

Ultrapassar as mais recentes aventuras do simbologista Robert Langdon na FNAC e Bertrand – mais de metade do mercado – traz um "sentimento de surpresa" ao autor de ‘Fúria Divina’ "Confesso nunca ter pensado ser possível ficar à frente do Dan Brown, ainda por cima com um romance sobre o Islão, mas aconteceu", disse ao CM.

Apesar de vender mais em Portugal do que ‘O Símbolo Perdido’ – que conserva a liderança na FNAC em França e Espanha, bem como no Reino Unido –, Rodrigues dos Santos não acredita que possa derrotar o ‘mestre’ noutros mercados depois de ter vendido 140 mil exemplares do livro protagonizado por Tomás de Noronha.

"‘Fúria Divina’ aborda um dos temas mais escaldantes da actualidade e revela coisas desconhecidas sobre o Islão, designadamente a legitimação teológica para a violência. Não há dúvida de que existe grande potencial para este romance nos países ocidentais, onde o extremismo islâmico está mais presente, mas sou prudente quanto às expectativas", refere o escritor, que teve como consultor o português Abdullah Yusuf, um dos primeiros operacionais da al-Qaeda.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)