Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Dan Brown puxa Bertrand

As vendas de livros de Dan Brown provaram ser ‘uma mina’ para o grupo livreiro Bertrand, que já vendeu mais de 800 mil exemplares de ‘O Código Da Vinci’, “um recorde histórico em Portugal”, segundo a administração da empresa.
3 de Maio de 2006 às 00:00
E atrás das vendas do autor vai uma série de outros títulos do género, que “têm tido grande saída”.
Foi de tal forma o sucesso, por causa do autor americano, que a Bertrand ganhou a liderança do sector e está até, calmamente, a afastar a concorrência mais directa. Enganaram-se os que previam que depois de ‘O Código’, a Bertrand se ressentiria.
Após a febre do ‘best-seller, Dan Brown ocupa os três primeiros lugares do ‘top’ estrangeiro: ‘Anjos e Demónios’, com 32 mil exemplares vendidos, e ‘A Conspiração’, com 22 mil. De ‘Fortaleza Digital’, à venda há cerca de uma semana, ainda não há números...
A Bertrand vendeu 2,2 milhões de livros em 2004, mas cresceu 13 por cento no ano seguinte e registou 2,4 milhões. No ‘top’ nacional, o líder é, há já dois anos, José Saramago, com ‘As Intermitências da Morte’, seguido de José Rodrigues dos Santos (‘O Códex 632’), e por fim, José Gil (‘Portugal Hoje – O Medo de Existir’).
Estes números foram dados a conhecer recentemente em Aveiro, onde a empresa possui a maior loja (ver caixa): a facturação consolidada é de 41 milhões de euros, sendo que as livrarias representam 65% (33 milhões), a distribuidora 23% (onze milhões) e a editora 12% (5,5 milhões).
José Matoso, presidente do Conselho de Administração, era um homem feliz: “Num País com os níveis de leitura do nosso, o que temos conseguido só nos pode deixar imensamente satisfeitos.”
AVEIRO TEM A MAIOR LOJA DO PAÍS
A Livraria do Fórum Aveiro é a 46.ª loja da Bertrand, cuja particularidade reside no facto de ser a maior do País, com 600 metros quadrados e 75 mil títulos disponíveis. O espaço, para além de vários pontos de leitura, tem cafetaria com acesso à internet, um espaço infantil, um auditório, postos de escuta para ‘audiobooks’ e uma zona dedicada às áreas técnicas (por causa do público académico). No decorrer deste ano, a Bertrand tenciona abrir lojas no Seixal, Fórum Coimbra e Campo Pequeno Shopping Center (segundo semestre), em Lisboa, num investimento previsto de 1,7 milhões de euros, a que se devem juntar mais dois milhões até 2008, com a abertura de outras quatro ou cinco livrarias.
ESCRITORES DE OURO
OFICINA DO LIVRO
Aos autores que mais vendiam – Margarida Rebelo Pinto e Miguel Sousa Tavares – juntaram-se, há um ano, J. Carlos Silva, H. Sacadura Cabral, Eduardo de Sá e Maria José Costa Félix...
CAMINHO
José Saramago é sempre uma garantia, mas há outras: a dupla Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Mia Couto e Alice Vieira...
PRESENÇA
Nicholas Sparks e J.K. Rowling, respectivamente, com 800 mil exemplares e um milhão e 150 mil exemplares vendidos entre nós, são a galinha dos ovos de ouro da Presença...
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)