Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Das arenas às bancadas

Hoje, à noite, apresentam-se na Feira da Moita seis cavaleiros de ainda curta carreira, jovens que sonham singrar. Dos recentes triunfadores em Lisboa, Gilberto Filipe e Manuel Telles Bastos, aos nomes menos conhecidos, todo um conjunto de valores que neste “País de cavaleiros”, como alguns afirmam, merecem o respeito e o estímulo da presença dos que se dizem aficionados ao toureio a cavalo.
13 de Setembro de 2006 às 00:00
A verdade é que Portugal não deve esquecer o toureio a pé, devendo incentivá-lo e corresponder aos sonhos alimentados nas escolas de toureio, algumas oficialmente subsidiadas. Mas tão-pouco devem ser menosprezados os jovens cavaleiros que são promessas, alguns verdadeiras revelações. Os aficionados têm de ‘ir aos toiros’ pela Festa em si e não só pelos nomes... A Feira da Moita entendeu dar oportunidades e fez bem, mas estas só o serão se o público comparecer e aprovar...
UMA SEMANA EM CHEIO
Anteontem, excelente entrada de público. As cavaleiras justificaram-se, cada qual no seu nível e em seu estilo. Foi uma corrida séria que proporcionou entusiasmo, emoção e também bom toureio a cavalo. O público foi em grande número e, afinal, a data foi forte, contra os profetas da desgraça que se deveriam calar de vez.
Ontem, cartel importante de que se falará ainda. Amanhã, competição forte e sexta-feira também. A cavalo e a pé, respectivamente. Muito se espera de Fernandes, Ribeiro e Moura Filho. Igual se tem de esperar de Velasquez, do espanhol Angel Perera e de Mário Miguel. Não duvido da entrega na arena e quero acreditar na entrega nas bancadas e nos distantes camarotes...
- Manuel Lupi, jovem cavaleiro praticante que tanto tem dado nas vistas, revelando-se no Campo Pequeno, lesionou-se seriamente em Espanha, ao usar o rojão. Ferimentos na mão direita que o fazem perder alguns contratos.
- Sebastien Castella está confirmado para Lisboa, a 21 de Setembro. Deste jovem matador de toiros francês se diz que é “o novo José Tomás”, tal o sítio que tem diante dos toiros.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)