Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

DESCOBERTO DESENHO DE MIGUEL ÂNGELO

O desenho de um “memorah”, um cadelabro de sete braços utilizado nos templos judaicos, executado a carvão por Miguel Ângelo em meados do século XVI e avaliado em 12 milhões de dólares (cerca de 12,1 milhões de euros), foi descoberto num antigo quarto de limpezas do Museu de Desenho Cooper-Hewitt, em Nova Iorque.
10 de Julho de 2002 às 14:48
O desenho representa um memorah
O desenho representa um memorah
A descoberta, agora revelada, foi feita em Abril passado pelo responsável pelos museus nacionais escoceses durante uma visita nas suas férias ao museu nova-iorquino. Ao examinar uma ilustração italiana, atribuída a Perino del Vaga, um artista italiano do século XVI, Sir Timothy Clifford acabou por constatar que se tratava de um desenho do mestre do Renascimento, Miguel Ângelo (1475-1564).

Após algumas dúvidas inicialmente levantadas pelo veredicto do especialista escocês, que fizeram com que o desenho fosse enviado para Londres, afim de ser examinado por um grupo de especialistas, os peritos acabaram por confirmar que o desenho foi mesmo executado por Miguel Ângelo.

O desenho em questão havia sido adquirido pelo museu Cooper-Hewitt, pertencente à Instituição Smithsonian, de Washington, integrado numa caixa de ilustrações a carvão de objectos de ourivesaria que os especialistas da instituição estimaram ter sido realizados em 1942, e pelos quais foi paga a importância de 60 dólares (cerca de 61 euros).

Ao analisarem a ilustração em questão, que denotava um aspecto bastante mais antigo que as restantes, os especialistas atribuíram a sua autoria a Perino del Vaga, tendo-a separado dos demais e guardado numa outra caixa juntamente com outros desenhos semelhantes, classificando-a como “Italiano, entre 1530-1540”.

A caixa acabou por ficar guardada no quarto piso do museu, numa pequena divisão que tinha sido utilizada, até então, para guardar os instrumentos e produtos de limpeza, onde permaneceu até ser descoberta, em Abril, deste ano por Sir Timothty Clifford.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)