Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Descoberto novo código

Depois das inúmeras teorias em torno da figura de ‘Mona Lisa’ e do êxito dos livros de Dan Brown sobre o quadro exposto no Museu do Louvre, em Paris, surgiu mais um mistério envolvendo a célebre obra de Leonardo Da Vinci. Um investigador italiano passou um scanner pelos olhos de ‘Gioconda’ e descobriu mensagens, até agora ocultas.
14 de Dezembro de 2010 às 00:30
Célebre quadro do Louvre pode ter identidade de ‘Gioconda’ nos olhos
Célebre quadro do Louvre pode ter identidade de ‘Gioconda’ nos olhos FOTO: Albeiro Lopera/Reuters

Com a ajuda de imagens de alta resolução, Silvano Vinceti encontrou na pupila direita de ‘Mona Lisa’ as letras ‘L’ e ‘V’, num negro sobre verde, que estão a ser interpretadas como as iniciais de Da Vinci.

No entanto, nem todos os símbolos encontrados, invisíveis a olho nu, são de tão fácil resolução: segundo Vinceti, na pupila esquerda, surgem inscrições que tanto podem ser um ‘B’ e um ‘S’, como até um ‘C’ e um ‘E’. Algo que leva o investigador a considerar que aqui pode estar a resposta à questão sobre quem foi a real ‘Mona Lisa’.

"Leonardo queria que soubéssemos a identidade do seu modelo recorrendo aos seus olhos, porque acreditava serem a porta da alma e um meio de comunicação", disse Vinceti ao ‘The Guardian’.

O especialista conta agora oficializar as conclusões da análise num estudo que sairá este mês. Vinceti é dos que acreditam que Mona Lisa foi, na verdade, Lisa Gherardini, esposa de um mercador de Florença.

DA VINCI MONA LISA GIOCONDA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)