Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

DESCOBERTO NOVO DINOSSAURO

Uma nova espécie de dinossauro, um carnívoro com um chifre e nove metros de altura que caçava outros dinossauros há 65 milhões de anos, foi descoberta na Índia, revelaram cientistas indianos e norte-americanos. As ossadas do Rajasaurus Narmadensis ("réptil real de Narmada") foram encontradas perto do rio Narmada, no estado de Gujarat.
14 de Agosto de 2003 às 00:00
 Imagem digitalmente reconstruída da nova espécie de dinossauro
A reconstrução do crânio do carnívoro poderá ajudar a esclarecer o que terá estado na origem da extinção dos dinossauros e como os continentes chegaram à sua actual posição.
Os ossos foram reunidos em 1983 por Suresh Srivastava, do Geological Survey of India (GSI), e pelo paleontólogo Ashok Sahni, da Universidade de Panjab, enquanto procuravam ovos e ninhos de dinossauros. Srivastava desenhou um mapa detalhado da posição dos fósseis tal como foram encontrados no sítio. Os ossos foram guardados num escritório do GSI até à chegada dos paleontólogos Paul Sereno e Jeff Wilson.
Juntamente com peritos indianos, Wilson e Sereno reconstruiram digitalmente o crânio da nova espécie, num projecto apoiado, em parte, pela National Geographic Society.
"Esta reconstrução craniana permite-nos vislumbrar o mundo perdido do dinossauro indiano", explicou Sereno, que já descobriu novas espécies de dinossauros em cinco continentes. "O Rajasaurus é importante porque representa um esqueleto parcial e conserva muitos pormenores sobre as suas relações evolutivas", referiu Wilson, realçando o chifre - possivelmente redondo e baixo - como um dos detalhes que indicam tratar-se de uma nova espécie.
Este carnívoro viveu no período cretácico de final da idade dos dinossauros. -
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)