Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

Descoberto sistema de escrita ainda desconhecido

Uma pedra com símbolos que compõem um sistema de escrita, até agora desconhecido e que poderá ser o mais antigo do continente americano, foi identificada por uma equipa de arqueólogos mexicanos e norte-americanos.
16 de Setembro de 2006 às 00:00
Com mais de três mil anos, a pedra foi encontrada a Sul de Vera Cruz, no México, e apresenta numa só face 62 inscrições. Segundo Ponciano Ortiz, arqueólogo do Instituto de Arqueologia da Universidade Veracruzana, “é uma pedra que reúne, num só bloco, ícones e símbolos que aparecem como forma de decoração em outras peças da arte olmeca”. A pedra pesa 12 quilos e mede 21 centímetros de altura, 36 de largura e 13 de espessura.
Apesar de os símbolos encontrados na peça estarem já presentes noutros artigos da cultura olmeca, Ponciano Ortiz diz que “o mais notável é que neste bloco os símbolos são o mais importante”.
Os investigadores assinalaram 28 símbolos diferentes e, ainda que alguns deles se repitam, somam no total 62 inscrições. “A primeira imagem é de uma abelha e a seguinte representa flores”, descreveu o arqueólogo. “A presença da abelha e de alguns recipientes sugerem que possa estar ligada à produção de mel.” Entre muitas dúvidas, acrescentou. “Não sabemos do que se trata, é um sistema desconhecido. Pode ser uma lista de produtos ou um registo de tributos.” –
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)