Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Desfile histórico evoca visita real

Um cortejo, integrando várias carruagens, cerca de uma centena de figurantes e a actuação de ranchos folclóricos, a realizar domingo, a partir das 14h30, em Lagoa, evoca a visita de D. Carlos e D. Amélia, em 1897, à região.
11 de Outubro de 2007 às 00:00
A passagem de D. Carlos e D. Amélia pela cidade, em 1897, será reproduzida com grande fidelidade
A passagem de D. Carlos e D. Amélia pela cidade, em 1897, será reproduzida com grande fidelidade FOTO: direitos reservados
Esta visita real que, igualmente, passou por Lagoa, foi um importante evento na época e será reproduzida o mais fielmente possível passados 110 anos.
O cortejo terá início na rua Ernesto Cabrita, com passagens pelos Paços do Concelho, Igreja Matriz, Igreja da Misericórdia e chegada ao Convento de São José.
Uma exposição, que está patente no Arquivo Municipal, intitulada ‘Visita Real ao Algarve (1897)’, apresenta um conjunto de peças, artefactos e documentos, nunca antes expostos conjuntamente, que procuram proporcionar ao visitante uma viagem no tempo, dando a conhecer a conjuntura regional da época, altura em que se realizou esta visita real, um dos acontecimentos mais significativos ocorridos no Algarve no final do século XIX.
As comemorações contemplam ainda um colóquio, intitulado ‘O contexto histórico da Visita Real ao Algarve’, que se realiza no Auditório Municipal, às 17h30.
Aurélio Cabrita, Carvalho Homem, Miguel Corte-Real, Rosa Mendes e Vasco Reis serão oradores de um colóquio que será a súmula da visita real ao Algarve e apresentará a conjuntura regional e nacional a níveis económico, político e social dessa época.
O programa das festividades engloba ainda a peça de teatro ‘Ena mas que Real Passeata’, que decorrerá, às 21h30, no Auditório Municipal.
Produzida e apresentada pelo Teatro Experimental da Mexilhoeira Grande, a peça procura, de uma maneira divertida, à moda de revista, reproduzir a visita real ao Algarve.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)