Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

Dezanove filmes à procura da Concha

Dezanove filmes em representação de 11 países vão estar a concurso na 53.ª edição do Festival Internacional de Cinema de San Sebastian, que se realiza entre 15 e 24 de Setembro naquela localidade espanhola.
14 de Agosto de 2005 às 00:00
Cena de ‘Obaba’, produção espanhola que inaugura o festival
Cena de ‘Obaba’, produção espanhola que inaugura o festival FOTO: d.r.
À procura da Concha de Ouro – galardão máximo do certame – estarão películas assinadas por realizadores como Terry Gilliam, Michael Winterbottom, Zhan Yang e Montxo Armendáriz, responsável por um dos quatro filmes espanhóis na competição tida pela organização como a que reúne “a melhor produção cinematográfica do momento”.
Para além dos filmes a concurso, três retrospectivas assinalam este 53.º festival: uma dedicada ao cineasta Robert Wise, outra a Abel Ferrara e uma sob a temática ‘Rebeldes e Insubmissas’.
Autor de clássicos como ‘Música no Coração’ (1965) e ‘West Side Story’ (1961), Robert Wise é responsável por uma variada obra que representa a história de Hollywood, da pequena produção de série B ao grande espectáculo. Assinou 40 filmes e venceu quatro Óscares da Academia como realizador e produtor. Quanto a Abel Ferrara – autor de ‘Bad Lieutenant’ – é responsável por uma série de títulos que marcaram o cinema dos anos 90. Ferrara, cujo último filme, ‘R Xmas’, data de 2001, anunciou para este ano duas novas realizações: ‘Mary’, com Juliette Binoche, e ‘Go Go Tales’, com Harvey Keitel.
Finalmente, teremos ‘Rebeldes e Insubmissas’, onde serão projectadas obras que oferecem uma visão da evolução social da mulher como ‘Rainha Cristina’ (1933), com Greta Garbo, e ‘Telma e Louise’ (1991), com Susan Sarandon e Geena Davis.
‘Obaba’ (Espanha), ‘7 Virgens’ (Espanha), ‘April Snow’ (Coreia do Sul), ‘El Aura’ (Argentina-Espanha-França), ‘Bang Bang Orangutang’ (Dinamarca), ‘A Cock And Bull Story’ (Grã-Bretanha), ‘Manslaughter’ (Dinamarca), ‘L’Enfer’ (França), ‘Iluminados Por El Fuego’ (Argentina), ‘Je Ne Sui Pas Là Pour Être Aimé’ (França), ‘Malas Temporadas’ (Espanha), ‘Gravehopping’ (Eslovénia), ‘Sumer From The Balcony’ (Alemanha), ‘Something Like Happiness’ (República Checa), ‘Sud Express’ (Espanha), ‘Tideland’ (Grã-Bretanha), ‘La Vida Perra de Juanita Narboni’ (Marrocos-Espanha) e ‘Sunflower’ (China) são os filmes a concurso.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)