Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Doces e imigração no Indie

Maria de Medeiros "como nunca ninguém a viu". A expressão é de Sérgio Tréfaut, que tem em ‘Viagem a Portugal’ a sua estreia na ficção, ele que é famoso por documentários como ‘Lisboetas’ ou ‘A Cidade dos Mortos’ (em exibição). Mas o novo filme que hoje, às 21h45, se mostra no cinema São Jorge, no IndieLisboa, tem quase um tom documental, tal a verdade e o realismo.
8 de Maio de 2011 às 00:30
 ‘Candy Riot’  é exibido hoje
‘Candy Riot’ é exibido hoje FOTO: direitos reservados

"São 24 horas num aeroporto e é baseado numa história real em que uma ucraniana é bloqueada e interrogada, passando uma verdadeira tortura psicológica durante um dia inteiro. É um filme simples e conceptual", explica o realizador.

Maria de Medeiros fala russo quase o tempo todo. E tem muito a explicar a Isabel Ruth, agente dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, que a sujeita a um intenso interrogatório durante uma noite. Enquanto isso, lá fora, o marido (o actor Makena Diop), imigrante senegalês que trabalha nas obras da Expo, tudo faz para (tentar) resgatar a mulher. A obra ‘Viagem a Portugal’ está em competição nacional com mais cinco fitas.

Num outro Portugal muito actual navega ‘Candy Riot’, primeira curta-metragem de David Tutti dos Reis que se bate em competição na categoria, às 16h45, na Culturgest. Em Novembro, o cineasta saiu para a rua no protesto anti-NATO e, em vez de empunhar cartazes e gritar palavras de ordem... ofereceu doces.

O saquinho de gomas "arrancou sorrisos" e reacções várias, num ambiente marcado pela tensão, prestes a explodir.

"‘Candy Riot’ é uma provocação de forma positiva", resume ao CM o realizador. O filme é também "um gesto simbólico" de um jovem de 24 anos que, ainda que o aborreça a expressão ‘geração à rasca’, não nega que o rótulo se lhe cola à pele. Por isso, David Tutti dos Reis vai continuar no caminho óbvio de quem se inquieta com "o estado social e político" do País e da Europa: "Vou fazer filmes sobre os tempos de hoje", antecipa. Porque, afinal, "andamos todos à rasca." 

Indie Lisboa cinema festival
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)