Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

Doclisboa arranca com 172 filmes

Com o mote “Em Outubro, o mundo inteiro cabe em Lisboa”, o IX Festival Internacional de Cinema doclisboa contará, entre os dias 20 e 30 deste mês, com diversos documentários portugueses e internacionais.
6 de Outubro de 2011 às 14:19
Documentário de Martin Scorsese sobre George Harrison faz parte da programação
Documentário de Martin Scorsese sobre George Harrison faz parte da programação FOTO: d.r.

Serão 172 filmes, entre o minuto e meio e as seis horas vindos de 33 países, com sete estreias internacionais e cinco mundiais sendo que 17 são primeiras obras. Serão exibidos na Culturgest, no Cinema São Jorge, no Cinema Londres, na Cinemateca Portuguesa e no Teatro do Bairro.

A sessão de abertura será com a exibição de 'Crazy Horse' e conta com a presença do seu realizador, Frederick Wiseman. 

Entre as várias mudanças neste ano destacam-se o menor número de filmes exibidos, a concentração das salas e o maior cuidado para que haja um diálogo entre as secções do festival e os próprios filmes.

Para a escolha das obras a concurso a organização visualizou 1400 documentários que consideram ter um "papel próximo de informação do grande público, sendo o quinto poder de que se fala tanto".

O festival, apresentado pela primeira vez com o programa completo, tem várias categorias de competição: a internacional e nacional de curtas, médias e longas metragens;  riscos, que conta com documentários assentes em questões políticas. 

Na categoria das retrospectivas estarão sobre foco os documentaristas Jean Rouch e Harun Farocki que verão apresentadas várias das suas obras.

Também os "Movimentos de libertação" dos CPLP estarão documentados em 19 obras.  

A secção ‘Hearbeat' verá a vida de diversos nomes e estilos de música exibidos, desde a vida de George Harrison - pela visão de Martin Scorsese passando pela realidade do Hip Hop em vários países, à história dos Ramones.

Os bilhetes custam entre 3 (para estudantes) a cinco euros e existe a possibilidade de adquirir um voucher com dez bilhetes a 25 euros.

doclisboa cplp festival cinema documentário música política manoel de oliveira realizador
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)