Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Documentos de Marilyn, Chaplin e Hitchcock a leilão

São documentos pessoais e outros objectos de grandes estrelas de Hollywood. Agora, 600 artigos vão a leilão nesta quarta-feira pela casa Bonhams and Butterfields, de Los Angeles, nos Estados Unidos.
20 de Abril de 2011 às 12:50
Da ‘idade de ouro’ do cinema consta uma carta assinada por Marilyn Monroe em que descreve o seu casamento com Jim Dougherty, quando tinha apenas 16 anos
Da ‘idade de ouro’ do cinema consta uma carta assinada por Marilyn Monroe em que descreve o seu casamento com Jim Dougherty, quando tinha apenas 16 anos FOTO: d.r.

Da ‘idade de ouro’ do cinema consta uma carta assinada por Marilyn Monroe em que descreve o seu casamento com Jim Dougherty, quando tinha apenas 16 anos, e que pode chegar a valer 24 mil euros.

Há também um documento de Alfred Hitchcock em que o mestre do suspense reproduz o seu célebre perfil. A casa de leiilões estima que o artigo alcance os 1380 euros.

No vasto espólio incluem-se ainda fotografias de Charles Chaplin, que podem chegar aos 600 euros, cartas pessoais de Greta Garbo a George Cukor e uma cópia assinada do primeiro contrato da acriz com a MGM (que devem alcançar os 3400 euros) ou imagens autografadas de Elizabeth Taylor (estimadas em 2400 euros).

O material em leilão estava na posse dos coleccionadores Charles Williamson e Tucker Fleming e resultam de 50 anos de trabalho em comum.

Há ainda mais documentos e objectos pessoais de nomes como Ava Gardner, Audrey Hepburn, Rudolfo Valentino, Marlon Brando ou Vivien Leigh.

cinema marilyn monroe alfred hitchcock charles chaplin leilão
Ver comentários