Cerimónia decorre na noite de 2 de março.
A noite mais esperada do ano para os fãs da sétima arte está a chegar. Dos nomeados ao apresentador, passando pela origem dos prémios, deixamos-lhe aqui tudo para estar preparado para a 97.ª edição dos Óscares, que acontece a 2 de março.
Quando se realiza a 97ª cerimónia dos Óscares?
A 97ª cerimónia de entrega dos Óscares acontece no próximo dia 2 de março, em Los Angeles, EUA. Terá início pelas 16h locais, meia-noite do dia 3 de março em Portugal Continental.
Onde se realiza a cerimónia?
A cerimónia dos Óscares vai realizar-se, pelo 24.º ano consecutivo, no Dolby Theatre em Hollywood, em Los Angeles.
Em Portugal, a cerimónia vai ser transmitida em direto pela RTP 1.
Quem vai apresentar os Óscares de 2025?
Conan O'Brien, humorista e apresentador de televisão, assume, pela primeira vez, o comando da noite mais glamorosa do ano. A notícia foi confirmada a 15 de novembro de 2024, através de um vídeo divulgado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Conan O'Brien, conhecido por ter apresentado o talkshow 'Late Night with Conan O’Brien', entre 1993 e 2009, e 'Conan', de 2010 a 2021, vai substituir o humorista Jimmy Kimmel, que apresentou a cerimónia no ano passado.
“A América exigiu-o e agora está a acontecer: o novo Cheesy Chalupa Supreme do Taco Bell. Por outras palavras, vou ser o anfitrião dos Óscares”, confirmou, na altura, o apresentador.
Conan O'Brien é, desde 2018, anfitrião do podcast 'Conan O’Brien needs a friend'.
Quem está nomeado?
Este ano, o anúncio dos nomeados foi adiado duas vezes devido aos grandes incêndios florestais que devastaram Los Angeles. A liderar a corrida às estatuetas douradas está o drama musical ‘Emilia Pérez’, nomeado em 13 das 23 categorias dos Óscares. Seguem-se 'Wicked' e o 'Brutalista', com dez nomeações cada.
Entre os Óscares que 'Emilia Pérez' pode arrecadar está o de Melhor Atriz, em que, pela primeira vez, está nomeada uma mulher transexual, a espanhola Karla Sofía Gascón.
Mas o discurso de Melhor Atriz também pode vir a ser feito em português. Fernanda Torres está nomeada com a ativista política que protagonizou no drama 'Ainda Estou Aqui'. A brasileira repete a história que a mãe, Fernanda Montenegro, escreveu há 25 anos, ao ser nomeada com ‘Central do Brasil’. Curiosamente, Fernanda Montenegro também participa no filme que poderá valer o Óscar à filha.
Confira aqui a lista completa dos nomeados.
Consulte aqui a lista completa das nomeações
Que categorias existem?
As 23 categorias dos Óscares são:
Melhor Filme;
Melhor Realização;
Melhor Atriz;
Melhor Ator;
Melhor Ator Secundário;
Melhor Atriz Secundária;
Melhor Argumento Original;
Melhor Argumento Adaptado;
Melhor Filme Internacional;
Melhor Documentário;
Melhor Curta-Metragem Documental;
Melhor Filme de Animação;
Melhor Curta-Metragem de Animação;
Melhor Curta-Metragem de Ficção;
Melhor Banda Sonora Original;
Melhor Canção Original;
Melhor Montagem;
Melhor Som;
Melhores Efeitos Visuais;
Melhor Fotografia;
Melhor Guarda-Roupa;
Melhor Cabelo e Maquilhagem;
Melhor Design de Produção.
Recorde aqui o anúncio das nomeações para os Óscares de 2025
De que material são feitas as estatuetas douradas?
As estatuetas dos Óscares são, atualmente, de bronze sólido e banhadas a ouro de 24 quilates, segundo o site da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Mas nem sempre foi assim. Durante a Segunda Guerra Mundial, devido à escassez de materiais, as estatuetas foram feitas, durante três anos, de gesso pintado. Terminada a guerra, as figuras passaram a ser de metal banhado a ouro.
A base da estatueta é de metal preto. O Óscar tem 34,3 centímetros de altura e pesa 3,9 quilogramas.
Como surgiram os Óscares?
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas foi criada em 1927. Pouco tempo depois, a Academia organizou um jantar para definir objetivos, no Crystal Ballroom do Biltmore Hotel, no centro de Los Angeles, EUA. Entre os vários temas discutidos ao longo da noite, um deles dizia respeito à melhor forma de homenagear e incentivar a "excelência em todas as facetas da produção cinematográfica", segundo a própria Academia.
O grupo concordou na criação de um prémio anual, representado através de troféu. O diretor artístico da 'Metro-Goldwyn-Mayer' na altura, Cedric Gibbons, idealizou uma estatueta de um cavaleiro de pé em cima de uma película, segurando a espada de um cruzado. Para passar à prática, a academia escolheu o escultor George Stanley, que se encarregou de criar a estatueta.
Até ao momento, já foram entregues mais de três mil estatuetas douradas.
Porque é que este prémio se chama Óscar?
Popularmente conhecido por Óscar, o nome oficial da estatueta é 'Academy Award of Merit' - Prémio de Mérito da Academia. A origem do nome 'Óscar', pelo qual ficou conhecido, não é clara, mas uma das histórias popularmente contadas é de que terá sido inspirado pelo comentário de uma bibliotecária da Academia, Margaret Herrick, que revelou que o objeto lhe fazia lembrar o seu tio, Óscar.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.