Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Droga leva músico à prisão

O vocalista do grupo Fingertips, José Manuel Bicho, 17 anos, foi ontem detido em Viseu na posse de 7,60 gramas de haxixe. Com ele estava outro indivíduo seu amigo, 18 anos, que na sua posse tinha 29,70 gramas daquela droga.
6 de Janeiro de 2006 às 00:00
Os dois foram detidos pouco depois da meia-noite pelo Núcleo de Investigação Criminal de Droga da GNR de Viseu. Passaram a noite nos calabouços da guarda e foram ontem mesmo presentes a Tribunal.
Os dois jovens foram detidos no Parque do Fontelo, uma zona referenciada pelas autoridades como sendo frequentada por consumidores e traficantes de estupefacientes.
O vocalista “estava com o amigo no interior de uma viatura, numa zona escura e com um comportamento suspeito”, disse ao CM fonte da GNR de Viseu, adiantando que as detenções ocorreram na sequência “de uma normal operação de prevenção e fiscalização do consumo e tráfico de droga”. Quando interceptados, os jovens “estavam a fumar e não ofereceram resistência”.
O Zé Manel, como é vulgarmente conhecido, foi ouvido pela manhã pela procuradora do Ministério Público de Viseu, que lhe decretou como medida de coacção o Termo de Identidade e Residência.
O jovem cantor abandonou o Tribunal por volta das 12h00 acompanhado pelo seu advogado (foto) e sem prestar declarações.
Por ter na sua posse mais quantidade de haxixe que o permitido por lei (cinco gramas), o líder dos Fingertips poderá vir a ser condenado por tráfico de droga.
“O indivíduo vai ter que provar que é consumidor e que necessita daquela quantidade de haxixe para dez dias. Caso contrário poderá ser condenado por alegado tráfico, punível com prisão efectiva”, disse ao CM um jurista. Uma coisa é certa, o cantor já não se livra de uma pena de multa.
Além da música, José Manuel tem também desenvolvido actividade como modelo, tendo já desfilado pela Lion of Porches no Portugal Fashion. Uma música dos Fingertips (‘Picture of My Own’) serviu também a um comercial da Super Bock Green. O CM tentou reacções de ambas as marcas, mas tal não foi possível até à hora de fecho desta edição.
O jovem vocalista está de momento a trabalhar no segundo álbum do grupo, ‘Catharsis’, cuja edição está prevista para Março.
Os Fingertips são um dos mais populares grupos do momento. O disco de estreia, ‘All’Bout Smoke ‘N Mirrors’ (2003) vendeu cerca de 20 mil cópias e nele se incluem temas como ‘Melancholic Ballad’ e ‘Picture of My Own’.
'NADA DE EXTRAORDINIÁRIO'
A modelo Ana Afonso, que em tempos terá mantido um romance com o cantor, disse ao ‘CM’ que não acredita ainda no que aconteceu: “Já soube o que se passou, mas ainda não consegui falar com ele. Só vou acreditar quando ouvir da boca dele o que se está a passar.” No entanto, para a modelo “se houver um fundo de verdade não é nada de extraordinário. Há muita gente que consome”, concluiu.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)