Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Dueto mítico no adeus ao forUmusic

Fervorosos admiradores de John Coltrane, o saxofonista Sonny Fortune e o baterista Rashied Ali produziram na noite de domingo, no Fórum Lisboa, no âmbito do Festival forUmusic, um concerto antológico só acessível à mítica que os une: a música de Coltrane, interpretada de forma excepcional.
6 de Setembro de 2005 às 00:00
Sonny Fortune
Sonny Fortune FOTO: d.r.
Rashied Ali participou nos últimos álbuns de John Coltrane, e chegou mesmo a gravar um disco em dueto com o grande mestre. Quanto a Sonny Fortune sempre foi um enorme admirador e seguidor do grande inovador do jazz moderno.
Não admira, então, que os dois músicos tenham tocado durante 70 minutos, sem pausas, baseando toda a improvisação num só tema: ‘Impressions’, composição enfática do homenageado.
Ali fez a base rítmica, incansavelmente, para que Fortune colocasse no seu sax tenor toda a riqueza técnica e criativa que tem dentro de si. E este tratou o tema sob todas as formas possíveis, tal como Coltrane fazia quando tocava ao vivo, fazendo soar as harmónicas ao estilo do mestre e dialogando com a infernália percussiva de Ali.
Por seu turno, o solo de bateria de Rashied trouxe o ‘perfume’ dos tambores africanos e toda a maturidade dos seus 70 anos de vida.
A propósito de idades, Sonny Fortune, com 66 anos, parecia um jovem a tocar imparavelmente, cheio de força e usando técnicas modernas como a respiração circular.
Um concerto maravilhoso que não deu azo a ‘encores’, apesar do entusiasmo do público e dos quentes aplausos. O objectivo dos músicos limitava-se à interpretação daqueles temas, pelo que nada mais havia para dizer.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)