Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

E a tribo do rock volta a unir-se

Grupo formado por elementos dos UHF, More Than a Thousand e Dr. Estranho Amor lança novo disco, um ano depois da estreia.
Miguel Azevedo 14 de Março de 2015 às 15:05
'Viver Assim' é o novo trabalho da banda União das Tribos
'Viver Assim' é o novo trabalho da banda União das Tribos FOTO: DR
As tribos voltaram a unir-se. Apenas um ano depois de terem lançado o disco de estreia homónimo 'União das Tribos,' António Côrte-Real (UHF), Wilson Silva (More Than a Thousand), Cebola (Dr. Estranho Amor e UHF) e Sérgio Lucas (vencedor do Ídolos em 2004) lançam novo registo,'Viver Assim,' um EP de cinco temas para lembrar que o rock cantado em português ainda é um ritual para muito boa gente."Este é um trabalho que queríamos lançar antes do verão, até para reforçar o que tínhamos feito no primeiro disco", explica António Côrte-Real.

O novo EP nasceu da vontade da banda, mas o desafio inicial até foi lançado pelos fãs que o grupo foi ganhando no último ano."Em 2014 andámos a tocar muitas canções que não estavam editadas no primeiro disco e a determinada altura percebemos que havia muita gente que a cada espetáculo vinha ter connosco a pedir-nos para gravar este ou aquele tema", explica o músico.

Entre as cinco faixas conta-se o primeiro single, com o mesmo nome, 'Viver Assim', e uma versão para 'A canção do Engate', um original de António Variações.

Os tempos não estão para grandes vendas de discos, mas o grupo garante que o feedback que tem tido por conta do streaming (uma forma de distribuição de dados multimédia através da internet) tem sido fantástico. "Em termos de vendas, as coisas estão completamente diferentes, mas através do streaming e dos relatórios que recebemos conseguimos avaliar as canções que mais agradam. Claro que chegamos a um maior número de pessoas, mas depois tem a questão do retorno financeiro, que não é grande. Dez mil streamings equivale a vender uns 100 discos. Existe este paradoxo financeiro", diz. A verdade é que graças ao mundo digital o grupo tem chamado a atenção do estrangeiro e até já recebeu um pedido de uma rádio de Timor para fazer um I.D. para o Natal.
União das Tribos Viver Assim UHF More Than a Thousand Dr. Estranho Amor Sérgio Lucas EP António Variações
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)