Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

El Capea dá espectáculo

A praça de toiros do Campo Pequeno retomou ontem a velha tradição de abrir a temporada tauromáquica no Domingo de Páscoa. Porém, o público não aderiu, ficando por preencher cerca de dois terços da lotação de sete mil lugares. Pena, porque os ausentes perderam o espectáculo dado por Pedro Gutierrez ‘El Capea’.
9 de Abril de 2007 às 00:00
O intervalo da corrida serviu para homenagear o campino – com poesia de António Boto, fandango e luta do pau – e distinguir Joaquim Isidro, veterano maiorial da ganadaria Palha.
O espectáculo começou com a actuação de João Moura Caetano (primeiro cavaleiro a receber a alternativa na renovada arena lisboeta), que lidou com desembaraço um bravo toiro de Brito Paes. Esteve bem nos ferros compridos e deixou alguns curtos muito aplaudidos. Mas o toiro merecia mais.
O segundo cavaleiro, que lidou o quarto toiro da ordem, foi o jovem Manuel Telles Bastos, que, apesar da entrega, não conseguiu chegar aos triunfos a que nos habituou. Destaque-se dois bons ferros curtos e o de palmo com que fechou a lide. Esteve com a mão pouco certeira.
O triunfador da tarde foi, sem dúvida, o espanhol ‘El Capea’ – filho do matador ‘Niño de La Capea’ – através de duas excelentes faenas. Na primeira, depois de magníficas verónicas rematadas com serpentina, bordou toureio com passes em redondo muito templados, naturais que fizeram delirar a assistência e uma série de passes por detrás. No seu segundo, ‘El Capea’ voltou a estar soberbo, aproveitando muito bem as qualidades do toiro. Séries de passes pela direita rematados com trincherazos, tandas de naturais e passes de peito confirmaram a boa actuação.
O novilheiro António João Ferreira, não tendo muita sorte no seu lote, conseguiu, ainda assim, distinguir-se com valiosos lances de capa no seu primeiro e com uma faena muito positiva à base da mão direita. No segundo, exemplar muito difícil, o jovem tudo fez para bordar toureio. Depois de uma série muito aplaudida de gaoneras e de três belíssimos pares de bandarilhas, Ferreira iniciou a faena de muleta com estatuários muito cingidos, derechazos e naturais.
Numa corrida dirigida com serenidade por Ricardo Pereira, os forcados Paulo Conceição e Pedro Castelo, de Vila Franca de Xira, fecharam-se bem à primeira tentativa.
PRAÇA DO CAMPO PEQUENO
Data - 8 de Abril de 2007
Evento - Corrida mista
Assistência - 1900 pessoas
Director - Ricardo Pereira
Cartel - J.Moura Caetano e M. Telles Bastos; forc.: V. Franca; mat.: P.G. ‘El Capea’ e nov. A.J. Ferreira (gan. Brito Paes).
Ver comentários