Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

Elvas vai ter novo museu a 18 de Maio

O Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), o quarto espaço museológico da cidade e ‘paredes-meias’ com o Ibero--Americano de Badajoz, vai abrir a 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, no edifício do antigo hospital, tendo como director o crítico de arte João Pinharanda.
28 de Janeiro de 2007 às 00:00
De acordo com a vereadora do município, Elsa Grilo, o museu vai ficar instalado no edifício do antigo hospital, a ser presentemente adaptado para o efeito, num investimento de 2,7 milhões de euros. O espaço resulta da compartimentação do edifício, envolvendo galerias de exposições temporárias e permanentes, onde vai ser exposta a colecção particular do elvense António Cachola.
Além dos espaços expositivos, o MACE vai compreender também uma loja, salas de trabalho sócio--educativo e para técnicos, áreas destinadas ao armazenamento e tratamento de peças, uma cafetaria, uma sala polivalente e um auditório.
Elvas já dispõe do Museu de Arte Sacra, do Museu Militar do Forte de Santa Luzia e do Museu da Fotografia. E, segundo Elsa Grilo, existem ainda projectos para a instalação de mais dois espaços museológicos da responsabilidade do município: o Museu de Arqueologia e o Museu Rural e Etnográfico. A vereadora adiantou que a Câmara Municipal está a negociar com o Ministério da Defesa a instalação dos dois espaços em edifícios militares.
Também em Elvas, o edifício do antigo Regimento de Infantaria (RI) 8 vai acolher um museu militar, dedicado à Guerra do Ultramar, cujo primeiro pólo deverá abrir dentro de um ano. A única unidade militar ainda instalada na cidade, o RI 8, fechou a 30 de Junho de 2006, na sequência do processo de reestruturação do Exército .
A poucos quilómetros de Elvas, em Badajoz (Espanha), o Museu Extremenho e Ibero-Americano de Arte Contemporânea (MEIAC), aberto há mais de uma década, apresenta a maior colecção de autores portugueses fora de Portugal.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)