Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

ENCONTRADOS TEXTOS INÉDITOS DE BRECHT

Foram encontrados vários textos inéditos do poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht, entre os quais 15 histórias que têm como protagonista o "Senhor Keuner". A descoberta foi feita na localidade suíça de Brüttisellen, no cantão de Zurique, noticiou a imprensa local.
23 de Agosto de 2004 às 16:00
Os textos foram descobertos pelo escritor suíço Werner Wüthrich, investigador da obra do poeta e dramaturgo alemão, segundo o semanário helvético Wewltoche.
O título publica na sua última edição cinco histórias até agora desconhecidas do "Senhor Keuner", considerado o alter ego do autor de "Mãe Coragem", e que a editora alemã Suhrkamp vai juntar num novo volume que será lançado em Setembro.
Além dessas histórias, o investigador suíço encontrou toda uma série de originais como manuscritos para teatro, esboços cénicos de Teo Otto, fotos e outros documentos relacionados com o exílio suíço do escritor.
Brecth viveu exilado com a sua família em Feldmeilen, junto ao lago de Zurique, entre Novembro de 1947 e Outubro de 1948, numa casa posta à sua disposição pelo especialista em literaturas românicas Reni Mertens, que traduzia a sua obra para italiano.
O dramaturgo chegou à Suíça em Novembro de 1947 como cidadão sem passaporte depois de praticamente ter fugido dos EUA, onde havia sido intimado pelo FBI e o Comité sobre Actividades Antiamericanas da Câmara dos Representantes.
Bertolt Brecht nasceu em 1898 em Augsburg na Alemanha e morreu em 1956.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)