Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

EQUIPA DESCOBRE BALNEÁRIO ROMANO

Uma equipa de arqueólogos que há pouco mais de uma semana realiza sondagens na freguesia da Coriscada, concelho de Meda, descobriu um balneário supostamente pertencente a uma aldeia romana.
28 de Agosto de 2003 às 00:00
Segundo o arqueólogo António Sá Coixão, principal mentor do circuito turístico-arqueológico de Freixo de Numão (Foz Côa), foram achados arcos da parte do balneário que serviria para aquecimento, na zona de Vale do Mouro.
"Começámos as sondagens no dia 18 e, no final da semana, quando já estávamos a ficar um pouco desanimados, começámos a encontrar os arcos. Não restam dúvidas de que havia ali uma vicus (aldeia)", disse.
Na sua opinião, "só existiam balneários nas cidades (civitas) ou nas aldeias. Como muito próximo existe já a 'Civitas Arovorum' (actual Marialva), só se pode tratar de uma vicus, que poderá ter 15 ou 20 casas e até um pequeno templo".
A associação cultural local mostrou-se interessada na realização de sondagens arqueológicas, tendo a equipa do Departamento de Arqueologia de Lyon (França), com sede em Freixo de Numão, se deslocado para a Coriscada.
Uma equipa da Universidade do Porto está num campo de trabalho iniciado em meados de Junho, no chamado Castro de S. Jurge, perto da barragem de Ranhados, concelho da Meda. Os achados apontam para a existência de uma povoação da Idade do Ferro e ainda vestígios de romanização.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)