Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Escócia: Em 1930 polícia acreditava no Loch Ness

Novos documentos mostram que durante a década de 30 do século XX a polícia da Escócia acreditava que algum tipo de criatura habitava o lago das Terras Altas, o Lago Ness.
28 de Abril de 2010 às 17:09
A lenda do monstro de Loch Ness existe até aos dias de hoje
A lenda do monstro de Loch Ness existe até aos dias de hoje FOTO: Reuters

De acordo com estes novos documentos, divulgados esta terça-feira e que estão no Arquivo Nacional da Escócia, as autoridades tinham tanta certeza da existência de uma criatura no lago que manifestaram preocupação acerca da melhor forma de a proteger de caçadores, que estariam determinados a capturá-la “viva ou morta” com um “arpão especial”. 

A polícia da Escócia chegou a pedir ao parlamento britânico para investigar a situação e confirmar a existência do monstro, em nome da Ciência. William Fraser, à época a prestar serviço na polícia escocesa, escrever que “há uma estranha criatura no Loch Ness, sem dúvida, Mas se a polícia tem poder em protegê-la já é algo de muito duvidoso”. 

A protecção policial não chegou a acontecer, segundo os documentos, por se achar que seria melhor não matar o monstro “ou o mito”, ao colocar câmaras ou observadores junto ao lago.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)