Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Escorregas contra o stress e a depressão

Desde a sua inauguração no passado dia 9, a original instalação do artista alemão Carsten Holler transformou a Sala de Turbinas da Tate Modern Art Gallery, em Londres, num autêntico parque de diversões, atraindo milhares de visitantes.
15 de Outubro de 2006 às 00:00
Para os mais destemidos, o escorrega é utilizado para descer vários andares da Tate Gallery
Para os mais destemidos, o escorrega é utilizado para descer vários andares da Tate Gallery FOTO: Tate Gallery
Intitulada ‘Test Site’, a instalação é composta por cinco escorregas gigantes, o maior dos quais com mais de 55 metros de comprimento e 26,5 de altura.
De acordo com Carsten Holler, de 44 anos, os tobogãs representam “uma fusão entre arte e arquitectura, que pode animar a paisagem citadina do futuro”.
Por outro lado, os escorregas constituem “um parque de diversões para o corpo e para a mente”, uma vez que ajudam a combater problemas mentais, entre os quais a depressão. Aliás, o artista encomendou um estudo que afirma que o acto de deslizar estimula a produção de anticorpos e combate o ‘stress’.
Embrulhados em sacos de lona para evitar problemas de fricção, os visitantes descem pelos escorregas do quinto piso até ao rés-do-chão, naquela que resulta numa experiência “entusiasmante”, como o próprio artista definiu.
Três escorregas iniciam a descida dos principais andares da Sala de Turbinas da Tate (terceiro, quarto e quinto), os restantes dois – com 16 metros de comprimento, descem do segundo piso mas em direcções opostas.
A instalação, patente até 9 de Abril de 2007, é mais uma obra de Carsten Holler, artista que reside na Alemanha e ficou conhecido pelas suas estruturas gigantescas de aço.
Nos últimos anos, já instalou outros seis escorregas na Europa, dois dos quais ainda em funcionamento. O mais famoso é, sem dúvida, o que criou para a sede da marca italiana de luxo Prada, em Milão. A estilista Miuccia Prada utiliza o tobogã para sair do escritório e chegar ao parque de estacionamento.
CURIOSIDADES
INSTALAÇÃO
Esta instalação é composta de cinco escorregas que, em forma de serpentina, descem dos principais andares da Sala de Turbinas da Tate Gallery. Embrulhados em sacos de lona, os visitantes descem os tobogãs de aço inoxidável e vidro acrílico policarbonato.
‘VIRTUDES’
De acordo com o artista Carsten Holler, estes tobogãs produzem anticorpos assim como ajudam a combater o ‘stress’ e a depressão. O artista, nascido na Bélgica e a viver na Alemanha, encomendou um estudo que afirma estas ‘virtudes’ para a saúde mental.
FAMOSOS
Os escorregas tornaram conhecido Holler no meio artístico. A sua criação mais famosa é, sem dúvida, o tobogã que idealizou para a marca italiana de luxo Prada. A estilista Miuccia Prada utiliza um escorrega para sair do escritório e ‘entrar’ no carro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)