Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

ESCRITORES E LEITORES JUNTOS EM PORTUGAL

São escritores e, além dos livros têm em comum, uma legião de admiradores entre os leitores portugueses, razão mais do que suficiente para justificar a viagem que, para a semana, os traz a Lisboa.
11 de Setembro de 2003 às 00:00
Três livros, três autores, todos juntos em Lisboa
Três livros, três autores, todos juntos em Lisboa FOTO: Manuel Moreira
O francês Olivier Rolin, o chileno Luis Sepúlveda e a cubana Zoé Valdés vão estar entre nós, e não apenas em Lisboa, para conhecer os leitores e dar a conhecer os livros.
Olivier Rolim, finalista de um dos mais prestigiados prémios da literatura francesa, o Goncourt, vai estar no dia 17, pelas 22h00, na Livraria Ler Devagar, em Lisboa e, dois dias mais tarde, na Cooperativa Árvore do Porto. Com ele estará também o romance que quase foi prémio: “Tigre de Papel”, uma viagem ao tempo em que todos os rebeldes tinham uma causa e davam por ela o heroísmo e a ilusão a troco da melancolia.
No dia 15 é a vez de Luis Sepúlveda. Pelas 21h30, o autor de “O General e o Juiz” estará em Montemor-o-Novo, na Livraria Fonte de Letras e, no dia seguinte, em Lisboa, no Museu República e Resistência. O livro resgata a memória de um outro 11 de Setembro: o de 1973 quando Pinochet assassinou o presidente Salvador Allende e, com ele, a democracia.
Zoé Valdés, finalmente, estará entre nós entre os dias 15 e 19 mas o programa não é ainda conhecido. O objectivo, pelo contrário, é público: “Milagre em Miami”, o novo romance, ou a alma cubana na nostalgia do exílio. Obra de viragem, segundo a autora, que vem até nós para nos dar conta da dimensão e do sentido de tamanha viragem.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)