Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Escultura de porco com mais de dois mil anos descoberta em Miranda do Douro

Figura zoomórfica representativa de um berrão foi encontrada ao acaso quando se preparava um terreno agrícola.
Lusa 2 de Julho de 2020 às 07:41
Figura zoomórfica representativa de um berrão
Figura zoomórfica representativa de um berrão FOTO: Câmara Municipal de Miranda do Douro
O acaso colocou a descoberto em Duas Igrejas, no concelho de Miranda do Douro, uma figura zoomórfica que representa um berrão (porco) e que os arqueólogos datam entre os séculos IV e I a.C., foi hoje anunciado.

"A figura zoomórfica representativa de um berrão foi encontrada ao acaso quando se preparava um terreno agrícola em Duas Igrejas destinado à plantação de amendoeiras", indicou à Lusa a arqueóloga do município de Miranda do Douro, Mónica Salgado.

Segundo a técnica, a figura tem um comprimento de 1,60 metros e cerca de 80 centímetros de altura por 30 de espessura. A escultura pesa cerca de uma tonelada, sendo esculpida em granito.

"O achado está em boas condições estruturais, apenas apresenta pequenas fraturas na estrutura e está muito bem elaborado", indicou a arqueóloga municipal.

"Estas esculturas zoomórficas balizam-se entre os séculos IV e I a. C.", explicou Mónica Salgado.

Segundo a arqueóloga, existem várias teorias quanto ao significado e funcionalidade dos berrões que estão presentes na entrada dos castros.

As figuras simbolizariam a defesa do povoado e do gado onde assumiam posições dominantes em áreas de pastagem e próximas a fontes de água, funcionando como marcadores paisagísticos, monumentos comemorativos ou monumentos sepulcrais.

"Os berrões podem ser representações de touros e porcos, existindo algumas exceções. Apresentam um caráter sacro-religioso, assentes na força, virilidade e combatividade", concretizou.

De acordo com Mónica Salgado, no caso do porco, pensa-se representar o território com virtudes de força e de fecundidade, evocando uma índole mágica religiosa, divina, em suma, representações de entidades guardiãs.

A arqueóloga adiantou que existem cerca de 400 figuras zoomórficas no território trasmontano e na meseta espanhola.

No Planalto Mirandês, no distrito de Bragança, estas figuras podem ser encontradas nos concelhos de Miranda do Douro e Mogadouro.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)