Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA VIRA PALCO DE VÁRIAS ARTES

Durante duas semanas, o apeadeiro ferroviário da Fatela transformou-se numa estação de cultura, ao ser palco do 'workshop' 'Os Caminhos da Memória', integrado na programação do Paralelo 40ºN, constituído por criações performativas, animações musicais, intervenções plásticas, fotográficas, vídeo-arte e literatura. O resultado das oficinas foi apresentado ao público no fim-de-semana.
30 de Agosto de 2004 às 00:00
A arte em muitas das suas variantes transformou a estação da Fatela
A arte em muitas das suas variantes transformou a estação da Fatela FOTO: Jerónimo Clemente
Fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal do Fundão e o ACTO, Instituto de Arte Dramática, a iniciativa foi o ponto de partida para um festival multidisciplinar que procura abrir portas para o Mundo, e transformou a estação da Fatela numa porta que possibilita o transporte para outras áreas geográficas ou ficcionais.
De acordo com os seus promotores, as produções apresentadas nas diversas áreas foram criadas especialmente para o local, resultando da residência de duas semanas de 20 artistas, nacionais e estrangeiros, que se relacionaram com a paisagem geográfica, afectiva, social e humana, transformando a estação ferroviária num centro de actividade cultural e de criação artística.
PATRIMÓNIO VIVO
Para Paulo Fernandes, vereador da Cultura da Câmara do Fundão, 'Os Caminhos da Memória' é uma iniciativa cultural que visa "dar vida ao património que constituem as estações ferroviárias que foram fechando no concelho".
"Aquilo que me pediram era que não fizesse um festival convencional, mas que tentasse fazer uma coisa inovadora. Fizemos este projecto depois de visitar vários locais e de compreender a realidade em que estávamos inseridos", explicou, por seu turno, o director artístico do evento, José Filipe Pereira.
A acção denominou-se Paralelo 40ºN porque, conforme salientou José Filipe, "é um marco geográfico e uma linha imaginária que une um conjunto de pontos à volta do Globo". "Pareceu-me que esta ideia de paralelo traduzia um pouco aquilo que se procurava fazer na estação da Fatela", adiantou.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)