Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

“Este papel deixou-me cicatrizes muito boas”

"O Bernardo Soares tem alma de artista mas tem a vida de um qualquer mortal." E é nas palavras do protagonista, Cláudio da Silva, que o semi-heterónimo de Fernando Pessoa ganha vida própria no ‘Filme do Desassossego’, de João Botelho. Primeira grande experiência do actor no cinema, ele que é um jovem dos palcos, logo se traduziu numa nomeação ao Globo de Melhor Actor.
3 de Junho de 2011 às 00:30
Cláudio da Silva foi muito elogiado pela interpretação de Bernardo Soares no filme de João Botelho
Cláudio da Silva foi muito elogiado pela interpretação de Bernardo Soares no filme de João Botelho FOTO: Ricardo Almeida

Antes de entrar em filmagens, Cláudio fez questão de reler, "de uma ponta à outra", o ‘Livro do Desassossego’, que Botelho reinventou com o seu jeito cinematográfico singular. Tudo para mergulhar a fundo nesta "figura ficcionada que traduz a inquietação que existe em quase todos nós".

Texto complexo, não foi fácil para o actor, apaixonado por desafios. Mas "quanto mais difícil, melhor. Mais até na forma de entrar naquele universo, tão recheado".

Depois de mais de dois meses intensos de rodagem, a viver escorreito este outro eu de Pessoa, o projecto deixou marcas. "Deixou-me tatuagens, cicatrizes boas", admitiu o actor de 36 anos.

"O melhor projecto é sempre o último", e se o actor já está de volta aos palcos, o bichinho do cinema ficou lá, e exige regresso. "Foi um momento marcante a nível pessoal e profissional", frisou. E porque recordar é viver, Cláudio espera agora o lançamento do DVD, para se voltar a inquietar com a mente labiríntica do seu protagonista: "Uma pessoa vai-se desassossegando à medida que vê o filme." E este pode ser visto de uma ‘penada’ ou por fragmentos. Como o livro...

ADQUIRA O FILME

OCorreio da Manhã disponibiliza em exclusivo aos seus leitores, na próxima terça-feira, dia 7 de Junho, o ‘Filme do Desassossego’.

Este DVD pode ser adquirido, na compra do jornal, por 7,50 euros.

Não perca esta oportunidade única que o seu jornal lhe proporciona de enriquecer a sua colecção com um dos filmes portugueses mais surpreendentes e badalados das últimas décadas.

BERNARDO SOARES FERNANDO PESSOA FILME DO DESASSOSSEGO JOÃO BOTELHO CLÁUDIO DA SILVA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)