Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

ESTÚDIO DOS U2 VAI ABAIXO

O famoso estúdio dos U2, em Dublin, vai mesmo ser demolido, não obstante as muitas manifestações de protesto levadas a cabo pelos fãs desde que foi anunciada o projecto.
19 de Junho de 2002 às 14:51
ESTÚDIO DOS U2 VAI ABAIXO
ESTÚDIO DOS U2 VAI ABAIXO
A intenção foi confirmada ontem pelas entidades portuárias da capital irlandesa, segundo as quais a demolição do estúdio é irreversível, uma vez que, alegam, torna-se necessário facilitar o acesso à doca nas futuras alterações que o porto de Dublin vai sofrer.

O estúdio do quarteto irlandês, situado no porto baptizado de Hannover, é a verdadeira casa do grupo irlandês, que ali grava regularmente desde 1984. O último registo, "All That You Can't Leave Behind", por exemplo, foi ali gerado e registado.

O local é considerado por muitos fãs do grupo, e não só, como sendo "The Cavern" de Dublin, numa alusão ao local onde os Beatles deram os primeiros concertos, em Liverpool.

Cruzada

Entretanto, e enquanto as máquinas marcam passo, os U2 insistem na cruzada tentanto impedir a demolição. Por enquanto, a banda ainda não conseguiu demover as autoridades das suas intenções, mas conta com um apoio de força: os fãs.

Com efeito, mais de oito mil pessoas assinaram já uma petição através da Internet, no site www.saveu2studio.com, manifestando o seu desagrado pela anunciada demolição.

Situado na doca de Hannover, em Dublin, o estúdio tem acolhido a banda nas suas sessões de composição e gravação, tendo sido ali que o quarteto gravou a maior parte dos temas que integram o álbum "Pop".

Bono Vox, que também já comparou o local ao "The Cavern", já fez saber que o estúdio faz parte da herança musical da capital irlandesa.

Apesar da reafirmação em levar por diante o projecto de reanimação do porto de Hannover, as autoridades não avançaram, contudo, com qualquer data para o início das obras.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)