Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Eunice vive amor com jovem ‘anjo’

Eunice Muñoz volta esta noite ao palco do Teatro Experimental (TEC), que já não pisava há 38 anos, desde ‘As Criadas’, de Jean Genet. A actriz é a atracção maior de ‘O Comboio da Madrugada’, peça de Tennessee Williams nunca antes apresentada em Portugal, que estreia às 21h30 no Teatro Mirita Casimiro, em Cascais, onde fica em cena até 3 de Abril.
18 de Fevereiro de 2011 às 00:30
Actriz volta a trabalhar para o Teatro Experimental de Cascais numa peça encenada por Carlos Avilez
Actriz volta a trabalhar para o Teatro Experimental de Cascais numa peça encenada por Carlos Avilez FOTO: João Miguel Rodrigues

"Fico sempre nervosa antes de entrar em palco. Além disso, a personagem é muito difícil e exigente", admitiu ontem ao CM a grande diva do teatro, sobre a sua ‘Flora’. "É uma milionária louca, excêntrica e meia gangster". Em fim de vida, "doente e tresloucada", é acompanhada pela "sua secretária, que lhe está a escrever as memórias". Detalhe a reter: "Vou contracenar com a minha neta, a Lídia", salientou a actriz, visivelmente orgulhosa.

Aos 82 anos, Eunice Muñoz partilha o palco com Pedro Caeiro, actor de 25 anos que é o seu par . "Não é um romance entre uma senhora mais velha e um miúdo, é um amor lindíssimo", explicou ao CM o encenador Carlos Avilez, referindo-se à união que vai ligar esta "mulher riquíssima a este ‘anjo da morte’ que a visita nos últimos dias de vida."

Eunice Muñoz confirma as palavras de Avilez. "É um amor muito especial, como a idade das personagens", lembrou, sobre os 57 anos que distanciam (também) os dois actores. "Há intimidade entre eles, mas é um envolvimento de circunstância. Ela sabe que ele veio para a levar", esclarece sobre a sua personagem, "que sabe que está a morrer."

Cheia de vida e com o talento de sempre está a actriz que, à boca de cena, não esquece um ritual: "Benzo-me sempre. E peço a Deus que tudo corra bem." n

TEATRO CASCAIS EUNICE MUÑOZ
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)