Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

EXÍMIO SAPATEADOR

Chegado já um pouco tardiamente a Portugal, é curioso como o "fenómeno" (Joaquin) Cortés continua a vender, tendo enchido, na sexta-feira, o Pavilhão Atlântico, em Lisboa, com o espectáculo "Live".
27 de Abril de 2003 às 00:00
Amplamente anunciado, pelo próprio, como o seu espectáculo "mais intimista", este "show" de cerca de duas horas sem intervalo revela um excelente "sapateador" numa exibição de narcisismo difícil de igualar.
Este "one man show", que é suportado por uma excelente equipa de seis "cantaores" (três homens e outras tantas mulheres) e 11 talentosos músicos, revela o mesmo Cortés de sempre com as costumeiras poses de estrela abusando de um inexcedível virtuosismo no rendilhado "taconeo".
Esta sessão de "flamenco de discoteca", muito aéreo e fundindo toda a espécie de passos que vão do léxico clássico ao contemporâneo, foi iluminada por poderosos holofotes e "ampliada" por três ecrãs gigantes. Num misto de toureiro (que ao terminar a "faena" olha fixamente o público como que exigindo o recorrente aplauso) e estrela-rock que, no final ,atravessa, rodeado de "gorilas", o imenso pavilhão para tocar os fãs, o bailarino cigano utiliza o seu inevitável corpo desnudado, o cabelo suado em desalinho, um chapéu negro e coloridos fatos assinados pelo estilistas Giorgio Armani para completar uma estudada encenação de uma falsa "gitaneria".
Embora tenha agradado ao público que grita muito, até mesmo por ver atirar um casaco ao chão, a verdade é que este tipo de espectáculo nada tem a ver com as mais puras raízes do flamenco dançado nos "tablaos" e nas "cuevas" granadinas.
Contudo, o grande sucesso de Cortés deve-se não só ao seu enorme carisma mas, sobretudo, ao facto de ter-se tornado num símbolo sexual conhecido em todo o Mundo. Aliás, os seus espectáculos já são coreografados com o intuito de atrair toda a espécie de público.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)