Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

EXPONOIVOS APOSTA NAS NOVIDADES

A Exponoivos regressa nos dias 10, 11 e 12 de Janeiro, à FIL, em Lisboa, com as últimas novidades associadas à organização e realização de um casamento. No Porto, o evento vai realizar-se de 31 de Janeiro a 2 de Fevereiro, na Exponor.
28 de Dezembro de 2002 às 00:00
Uma das maiores novidades da edição de 2003 do certame é o “Espaço Interiorismo”, com a apresentação de peças únicas e originais na área do mobiliário, iluminação e listas de casamento. Outra novidade é que os bilhetes para a Exponoivos estão, pela primeira vez, disponíveis nas lojas Fnac.

A Exponoivos, que já vai na 9ª edição, é considerado como o maior certame europeu dedicado ao casamento. Além dos vestidos de noiva e noivo, o evento inclui igualmente pastelaria tradicional para casamento, fotografia e veículos antigos e serviços de catering, entre muitos outros serviços.

Em Portugal, realizam-se cerca de 70 mil casamentos por ano e cada casamento gera um volume de negócios de aproximadamente 10 mil euros (dois mil contos). Este negócio gera anualmente mais de 700 milhões de euros (quase 150 milhões de contos).

Destes 70 mil casamentos, está cuidadosamente verificado que mais de metade (segundo dados do ano passado) se relacionaram de alguma forma com a Exponoivos e foram (ou virão a ser) realizados por empresas e serviços presentes nos certames. Isto significa que este certame envolve, no conjunto, um volume de negócios de pelo menos 400 milhões de euros (mais de 80 milhões de contos).

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, os portugueses casam-se mais e mais cedo que os restantes cidadãos da União Europeia e esta tendência parece resistir às crises económicas.

O Verão é, por excelência, o período mais fértil em casamentos, seja pela generalizada realização de festas populares um pouco por todo o País, seja também pelo clima mais favorável e a necessidade de tempo para os preparativos da cerimónia.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)