Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

Exposição celebra 20 anos do Museu Vieira da Silva

As celebrações vão prolongar-se durante um ano.
30 de Outubro de 2014 às 07:02
A fundação foi criada ainda em vida de Maria Helena Vieira da Silva, uma das mais importantes pintoras portuguesas
A fundação foi criada ainda em vida de Maria Helena Vieira da Silva, uma das mais importantes pintoras portuguesas FOTO: Miguel A. Lopes/Lusa

O Museu da Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva (FASVS), em Lisboa, inaugura esta quinta-feira uma exposição que faz o balanço da atividade de duas décadas de existência da entidade dedicada à divulgação da obra do casal de artistas.

De acordo com a FASVS, as celebrações vão prolongar-se durante um ano com um programa que inclui a organização de conferências, a exibição de filmes e outras iniciativas que a entidade irá divulgar posteriormente.

A mostra - que assinala os 20 anos da abertura do museu e os 25 anos da criação da fundação em nome da artista e do seu marido - vai reunir obras de arte, depoimentos de artistas e curadores, artigos de imprensa, fotografias e outra documentação.

O objetivo desta exposição organizada cronologicamente, segundo a FASVS, é revisitar as exposições realizadas em Portugal e no estrangeiro, entre 1994 e 2014, e outras atividades paralelas como a atribuição de prémios, lançamento de edições e conferências.

'Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva: 20 Anos' é o título da mostra que contará com um catálogo ilustrado com documentação relativa às atividades da instituição, fotografias, artigos de imprensa e depoimentos.

Criada ainda em vida de Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992), uma das mais importantes pintoras portuguesas, e instituída por decreto-lei em 10 de maio de 1990, a FASVS tem como missão garantir a existência de um espaço, em Portugal, onde o público possa contactar permanentemente com a obra dos dois pintores.

Museu da Fundação Arpad Szenes Lisboa Portugal Fundação Arpad Szenes Maria Helena Vieira da Silva
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)