Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Facebook avança para os Óscares

Era tido como grande favorito e confirmou-o. ‘A Rede Social’, de David Fincher, ‘limpou’ os Globos de Ouro de maior relevo na madrugada de ontem (hora de Lisboa) em Los Angeles, triunfando nos prémios da Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood.
18 de Janeiro de 2011 às 00:30
GLOBOS DE OURO, FACEBOOK, FILMES, CINEMA, GLEE
GLOBOS DE OURO, FACEBOOK, FILMES, CINEMA, GLEE FOTO: direitos reservados

Com quatro prémios – Filme Dramático, Realizador (David Fincher), Argumento e Banda Sonora –, a longa-metragem que retrata a criação do Facebook parte com avanço para os Óscares, cujas nomeações serão conhecidas dia 25. As estatuetas serão entregues em 27 de Fevereiro.

Colin Firth (‘O Discurso do Rei’) e Natalie Portman (‘Cisne Negro’) foram os melhores actores dramáticos. Na comédia ou musical, venceram Paul Giamatti, por ‘Barney’s Version’ (Johnny Depp teve dupla derrota, pois estava nomeado por ‘O Turista’ e ‘Alice no País das Maravilhas’), e Annette Bening, que suplantou Julianne Moore, seu par lésbico em ‘Os Miúdos Estão Bem’, considerado Melhor Filme de Comédia ou Musical.

Trent Reznor, líder dos Nine Inch Nails, teve a Melhor Banda Sonora Original por ‘A Rede Social’. Já a Melhor Canção Original foi ‘You Haven’t Seen the Last of Me’, de ‘Burlesque’.

Justamente atribuído foi o prémio de carreira Cecil B. DeMille a Robert De Niro, que também teve um momento de humor. "Bolas, quando se vê assim 40 anos de carreira condensados em três minutos, parece que só tive grandes êxitos!"

'GLEE' AINDA DOMINA NAS SÉRIES

Entre as séries televisivas, voltou a dominar o fenómeno de audiências ‘Glee’. A série sobre um liceu norte-americano que passa em Portugal na Fox Life recebeu o Globo de Ouro de Melhor Série de Comédia ou Musical e dois dos membros do elenco não foram esquecidos. A experiente Jane Lynch foi a Melhor Actriz Secundária e agradeceu à esposa, enquanto o jovem Chris Colfer, a aparentar menos do que os seus 20 anos, foi o Melhor Actor Secundário. No discurso, dedicou o prémio aos "miúdos maravilhosos" que vêem a série e mandou "lixarem-se aqueles que não os deixam ser como são".

HUMOR NEGRO COM GAYS E CORRUPÇÃO

Ricky Gervais voltou a apresentar os Globos de Ouro e ironizou com as suspeitas de corrupção na Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood: "O rumor de que só nomearam ‘O Turista’ para passarem tempo com Angelina Jolie e Johnny Depp é um disparate! Também aceitaram subornos."

Sobre ‘Eu Amo-te Phillip Morris’, em que dois heterossexuais fingem ser gays, Gervais disse que é "o inverso de famosos cientologistas", aludindo aos rumores acerca de Tom Cruise e John Travolta.

GLOBOS DE OURO FACEBOOK FILMES CINEMA GLEE
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)