Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

FADO COM MÚSICA BAIANA

O I Festival da Marina de Albufeira terminou terça-feira a meio gás com as actuações de Mariza e Banda Eva. O público não era muito, mas entusiasmou-se com a actuação da fadista portuguesa e depois com o ritmo quente dos brasileiros.
14 de Agosto de 2003 às 00:00
 O espectáculo de Albufeira foi o primeiro, este Verão, em que Mariza se dirigiu em português ao público
O espectáculo de Albufeira foi o primeiro, este Verão, em que Mariza se dirigiu em português ao público FOTO: MIRA
Mariza, que se impôs com o seu estilo diferente de cantar o fado, agradou ao público presente, que cantou com ela "Sou do Fado", "Maria Lisboa", "Menino do Bairro Negro" ou o sucesso "Cavaleiro Monge", um poema de Fernando Pessoa, de quem a cantora diz ser admiradora.
Acompanhada por Luís Guerreiro (guitarra portuguesa), António Neto (guitarra acústica) e Fernando de Sousa (baixo), a jovem com a sua simpatia foi cantando as músicas do seu último trabalho, "Fado Curvo", que promoveu no último mês nos Estados Unidos e Canadá. Nestes dois países, este seu trabalho está no 6.º lugar do "top" de world music, o que fez com que tivesse sempre casa cheia nos espectáculos.
"Mesmo sem perceberem a língua portuguesa, foi um público muito simpático e caloroso, que sentiu a magia do fado", disse Mariza no final do seu concerto ao CM. Sobre este espectáculo, que Mariza disse ser o primeiro, este Verão, em que se dirigiu em português ao público, a fadista elogiou a organização e os espectadores". Além das boas condições proporcionadas, tive um público que gosta de música, que nos acarinha".
"encantado"
Quanto aos brasileiros Banda Eva, agora com o novo vocalista Saulo, depois de terem apresentado duas mulheres a cantar nos últimos anos, fizeram dançar o público de Albufeira com os seus temas mais conhecidos, casos de "Beleza Rara", "Arere", "Eva" ou "Levada Louca".
Saulo mostrou-se "encantado" com o público e com a voz de Mariza, de quem ficou fã, depois de a ter ouvido cantar fado, "género que não conhecia muito bem", confidenciou ao CM. "Fiquei entusiasmadíssimo com o 'show' da Mariza, adorei a actuação dela. Fiquei fã da música e da pessoa", disse ainda o jovem brasileiro.
Saulo é o vocalista da banda há quase dois anos e já gravou dois discos com o grupo. A Banda Eva está em Portugal a promover o último trabalho "P'ra Valer", com 14 temas, alguns deles conhecidos na voz de outros cantores, como Daniela Mercury e Netinho.
É a segunda vez que a banda está este ano nosso País, depois de ter actuado na Figueira da Foz e em Lisboa. Hoje apresenta-se em Quarteira. "Retornamos ao Brasil no sábado, mas no fim-do-ano vamos voltar a Portugal", revelou o vocalista, que esteve em palco acom- panhado por sete músicos, que encantaram o público com a música baiana.
"Desde que estou na Banda Eva já fiz quatro 'tournées' em Portugal, o público acolhe-nos sempre muito bem, mas temos vontade de ir para Espanha, Itália ou Alemanha, o que vamos tentar no próximo ano".
Entre a assistência deste espectáculo estava Daniela Mercury, que ocupara o palco na noite anterior.
BALANÇO POSITIVO
"Para o primeiro ano do Festival da Marina de Albufeira, a iniciativa correu muito bem", disse ao CM Laura Soares, da Marina.
"É um espaço novo que queremos que as pessoas se habituem a reconhecer", acrescentou.
As iniciativas daquele espaço vão continuar já no mês de
Setembro, com um concurso de pesca de alto mar.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)