Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Fados inéditos na voz de Amália

Álbum chega em novembro. Um dos temas, ‘Fado Lamentos’, tem letra e música da fadista.
Eugénia Ribeiro 11 de Outubro de 2014 às 17:09
Amália Rodrigues nasceu em 1920
Amália Rodrigues nasceu em 1920 FOTO: DR

Fados e canções nunca editados, interpretados em português, espanhol, francês e inglês, estão a ser reunidos em dois discos. Este trabalho, ‘Amália no Chiado’,  editado pela Valentim de Carvalho, é fruto da pesquisa de Frederico Santiago, colaborador da editora e um apaixonado por fado e por Amália Rodrigues.


‘Amália no Chiado’ terá mais de 40 faixas. Um CD apresenta apenas fados, e o segundo canções que a fadista interpretou em várias línguas – como a única versão que Amália cantou em francês de ‘La Vie em Rose’.


"As gravações foram feitas entre 1951 e 1954, na loja da Valentim de Carvalho no Chiado. E são trabalhos gravados pelo Hugo Ribeiro, que Amália dizia ser o que melhor captava a sua voz", afirma ao CM Frederico Santiago. Uma das maiores descobertas é o ‘Fado Lamentos’, "com letra e música da própria Amália", diz.


Em 1952, Amália viajou para Londres para gravar um disco. "E sempre se pensou que esses temas teriam sido as primeiras gravações" da Valentim de Carvalho. Contudo, "sabe-se agora que  Amália gravou muita coisa em 1951, antes da viagem. E a maior parte desses trabalhos nunca foi editada", esclarece Frederico Santiago. Agora, 63 anos depois, estas músicas vão chegar ao público.

fados inédito Amália
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)