Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

‘Fantas’ começa a dobrar

O cinema fantástico está de volta à Invicta e ao Rivoli, com a 33ª edição do Fantasporto, que começa hoje e se estende até ao dia 10. "Temos terror, fantasia, ficção, romance, e o Teatro Rivoli está muito bem decorado", conta ao CM o fundador e diretor do evento, Mário Dorminsky.
1 de Março de 2013 às 01:00
fantasporto, cinema, rivoli, porto, terror, filmes
fantasporto, cinema, rivoli, porto, terror, filmes

O festival, que até esteve para não acontecer devido a uma quebra de apoios financeiros, teve a pré-abertura na passada segunda-feira, com uma homenagem ao francês René Laloux e à animação ‘La Planète Sauvage’. Para esta noite, o arranque terá sessão dupla. Logo às 21h00, haverá a antestreia ‘Mama’, obra de terror produzida por Guillermo del Toro e protagonizada por Jessica Chastain. "É o filme mais assustador que já vi", afirma Dorminsky. Segue-se, às 23h30, o clássico britânico ‘Os Sapatos Vermelhos’, da dupla Michael Powell e Emeric Pressburger.

O japonês Takashi Miike, conhecido pelo ultraviolento ‘Ichi – O Assassino’, é representado pela obra ‘Ace Attourney’, e o cinema sangrento do sul-coreano Kim Ki-Duk regressa com ‘Pietà’, Leão de Ouro em Veneza.

Para os românticos, na terça--feira, há ‘O Profundo Mar Azul’, de Terrence Davies, com Rachel Weitz e Tom Hiddleston, o vilão do êxito ‘Os Vingadores’.

A presença de Manoel de Oliveira está confirmada para quarta-feira, às 19h45, numa homenagem aos 70 anos de ‘Aniki Bóbó’ a primeira obra do realizador. O casal protagonista do filme de 1933 estará presente. "Vai ser um momento especial, até porque a sua presença, devido a problemas de saúde, esteve em dúvida", conclui Dorminsky.

fantasporto cinema rivoli porto terror filmes
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)