Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Fantasias góticas reinam no castelo

Ultrapassada a entrada do castelo, a fantasia começa. As roupas e rituais do dia-a-dia ficam do lado de fora. Lá dentro, em tons predominantemente escuros, tudo é místico, misterioso e oculto. O movimento gótico instalou-se, durante dois dias, entre as muralhas do castelo de Leiria, na terceira edição do festival Entremuralhas. "Muitos dos participantes vêm pelo castelo, porque se identificam com um dos princípios do movimento gótico: o respeito pelos locais históricos e pelos grandes feitos do passado", sublinha Carlos Matos, da associação Fade In, organizadora deste evento.

26 de Agosto de 2012 às 01:00
Desfile de moda inspirado em ‘Drácula’ e ‘Alice no País das Maravilhas’ deliciou os fãs
Desfile de moda inspirado em ‘Drácula’ e ‘Alice no País das Maravilhas’ deliciou os fãs FOTO: Rui Miguel Pedrosa

Sem pressa, desfilam muitas fantasias: vestidos escuros, fatos negros conjugados com longo cabelos coloridos. Também se trocam sorrisos e opiniões sobre os espectáculos. A música é um dos ingredientes que mais atraem. Até porque, conta Filipa Ferreira, do Porto, ali se concentra um conjunto de bandas de culto que não encontram em mais lado nenhum. "Uma oportunidade rara", afirma. Tão rara que poucos a desperdiçam, e, por isso, o festival começa já a ter presenças assíduas. Como Nídia Gimenez, uma fã espanhola oriunda de Madrid que esteve em Leiria no ano passado e regressou agora. E, assegura, voltará sempre que tiver oportunidade porque "este ambiente é muito tranquilo".

O festival, que termina esta noite, arrancou ontem com um momento que deliciou os participantes: um desfile de moda com trajes inspirados nos imaginários de ‘Drácula e de ‘Alice no País das Maravilhas’.

FESTIVAL GÓTICO ENTREMURALHAS LEIRIA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)