Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Fantasporto recorda realizador "tão mau que é bom"

Um dos reis dos "filmes série B", Ed Wood, vai regressar na edição do Fantasporto de 2012 para uma retrospectiva da sua obra, marcada por filmes como ‘Glen or Glenda’ ou ‘Plan 9 from Outer Space’.
11 de Novembro de 2011 às 17:35
Ed Wood é considerado o pior realizador de todos os tempos
Ed Wood é considerado o pior realizador de todos os tempos FOTO: d.r.

"Tão mau que é bom" é a frase escolhida pelo Fantasporto para definir o trabalho de Ed Wood, que também é carinhosamente anunciado como "o pior cineasta de todos os tempos".  

Edward Davis Wood Jr. vai ter no Fantasporto 2012 uma retrospectiva do seu trabalho como produtor, realizador e argumentista de filmes de terror, romances e ficção científica, que se destacavam pela criatividade face aos limitados recursos que possuía para o fazer, tanto a nível técnico como de orçamento.  

Os seus diálogos idiossincráticos, efeitos especiais tão ingénuos como divertidos e os contínuos erros de ‘raccord’ acabaram por o transformar num cineasta de culto, estatuto que se solidificou a partir do momento em que Tim Burton o imortalizou num filme, com Johnny Depp como protagonista. 

Martin Landau que, no filme, interpreta a personagem do actor Bela Lugosi, acabaria por ganhar um Óscar pela interpretação.  

Ed Wood nasceu em Nova Iorque em 1924. Ainda criança, desenvolveu o gosto pelo cinema e começou a fazer filmes amadores. Enquanto trabalhava num cinema juntou alguma memorabilia, como posters e fotografias de obras-primas como ‘Frankenstein’, ‘A Múmia’ ou ‘Drácula’, os seus favoritos.  

Depois da Segunda Guerra Mundial foi para Hollywood, convencendo o produtor de filmes série B, George Weiss, que era capaz de fazer um filme sobre a mudança de sexo de Christine Jorgensen. Nasceu ‘Glen Or Glenda’ (1953) e começou uma carreira lendária.  

Uma das partes mais interessantes da vida de Ed Wood é a sua amizade com Bela Lugosi, o actor que imortalizaria conde Drácula.  

porto fantasporto ed wood tim burton cinema realizador
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)