Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Fausto canta na festa dos cravos

Vila Real de Santo António vai presentear os munícipes com um espectáculo de música ao vivo, protagonizado por um dos mais carismáticos artistas do panorama musical português.
16 de Abril de 2008 às 00:30
O músico lançou em 2007 o disco ‘18 Canções de Amor e Mais uma de Ressentido Protesto’
O músico lançou em 2007 o disco ‘18 Canções de Amor e Mais uma de Ressentido Protesto’ FOTO: Marta Vitorino

Fausto realiza um concerto no dia 25 de Abril na praça Marquês de Pombal, em Vila Real de Santo António, a partir das 22h00.

Este espectáculo, com um dos nomes marcantes da música popular portuguesa, integra as comemorações de mais um aniversário da Revolução dos Cravos e tem entrada livre. Fausto Bordalo Dias nasceu no dia 26 de Novembro de 1948, a bordo de um navio que seguia de Portugal para Angola e aí começou o seu interesse pela música. O cantor teve a primeira experiência musical ao integrar Os Rebeldes, grupo pautado pela sonoridade pop. Com vinte anos iniciou os estudos em Portugal, altura emque no âmbito do movimento associativo despertou para a sua faceta de cantor.

O primeiro disco chegou em 1970 com ‘Fausto’, trabalho que incidiu sobre vários textos de poetas portugueses. Após este trabalho de estreia, Fausto dedicou-se ao canto de intervenção, com actuações em colectividades populares e espectáculos de vertente política. O álbum ‘Pró Que Der e Vier’ surgiu em 1974 e incluiu alguns temas inspirados na situação revolucionária própria da época.

A mesma influência acontece com ‘Beco Sem Saída’ (1975), um disco fortemente marcado pelas vivências alusivas ao 25 de Abril. Dois anos depois, é lançado ‘Madrugada dos Trapeiros’, trazendo no conteúdo um dos maiores êxitos de Fausto: ‘Rosalinda’. Em 2003 Fausto lançou ‘A Ópera Mágica do Cantor Maldito’, uma colectânea que apresenta novas gravações de temas antigos. ‘18 Canções de Amor e Mais Uma de Ressentido Protesto’, de 2007, dá nome ao mais recente trabalho do músico.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)