Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Feira do Livro do Porto recebeu mais 50 mil visitantes

Maior afluência desde que a autarquia presidida por Rui Moreira organiza este evento.
Hugo Real 19 de Setembro de 2016 às 15:50
Rui Moreira e Marcelo Rebelo de Sousa estiveram no Palácio de Cristal na abertura da Feira do Livro do Porto
Rui Moreira e Marcelo Rebelo de Sousa estiveram no Palácio de Cristal na abertura da Feira do Livro do Porto FOTO: Ricardo Castelo/Lusa
A Feira do Livro do Porto encerrou este domingo e atingiu um novo recorde de visitantes desde que o certame é organizado pela autarquia da Invicta. No total, passaram pelos jardins do Palácio de Cristal cerca de 250 mil pessoas, mais 50 mil do que nos dois últimos anos.

Para este aumento contribuiu a meteorologia, com o bom tempo a imperar durante a duração do evento (arrancou a 2 de setembro), assim como o alargamento do horário, com as portas da feira a abrirem mais cedo (às 12h00).

"Ao cabo de três anos de organização, a Feira do Livro mostra que foi uma aposta ganha. Foi uma decisão de risco, que nos foi apontada como uma má decisão, mas que vingou pela qualidade da organização mas também porque não foi feita contra ninguém", afirmou ontem Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto.

"Hoje temos a feira que queremos, onde queremos e quando queremos, de acordo com os interesses da cidade, muito virada para os leitores e para a promoção da leitura. Naturalmente que isto acaba por interessar as editoras, aos livreiros e aos alfarrabistas.

Nesta feira cabem todos e é esse o grande sucesso que alcançamos", acrescentou o responsável pela autarquia, que no próximo ano vai organizar novamente o evento nos mesmos moldes e nas mesmas datas.

De referir que o certame contou com 69 editoras, livreiros e alfarrabistas, que ocuparam 131 pavilhões. Para organizar o evento, o município investiu 75 mil euros.
Feira do Livro do Porto Palácio de Cristal Rui Moreira Câmara Municipal do Porto literatura
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)