Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Feira medieval bate recordes

Chega hoje ao fim a viagem medieval de Santa Maria da Feira, que durante dez dias levou os visitantes a regressarem ao reinado de D. Afonso Henriques, no século XII. As contas ainda não foram feitas, no entanto, a organização tem a certeza de que o número de visitantes do ano passado, cerca de 50 mil por dia, foi já ultrapassado. Há registo de dias em que se venderam 65 mil entradas, cada uma ao preço de dois euros.
7 de Agosto de 2011 às 00:30
Cavaleiros da era medieval criam encenações que retratam a época fazendo a delícia dos visitantes
Cavaleiros da era medieval criam encenações que retratam a época fazendo a delícia dos visitantes FOTO: Miguel Pereira

O trânsito para Santa Maria da Feira tem estado verdadeiramente caótico desde a abertura da feira. Quer pela A1, pela A29, antigo IC1, ou mesmo pelas vias municipais, os condutores enfrentam longas filas de automóveis. Estacionar na cidade é também uma tarefa difícil, principalmente a partir das 18h00.

Entre cavaleiros, escudeiros, videntes, curandeiras e pedintes, os visitantes deixam-se levar pela viagem através da história. O pequeno João, de mão dada com o pai, não escondia a sua admiração. "Pai, porque é que aqueles senhores estão a lutar?", pergunta o menino de cinco anos, enquanto dois ‘guerreiros’ esgrimiam as espadas.

Hoje, a cidade vai viver os últimos momentos do reinado. "Na segunda-feira voltamos à nossa realidade", diz o morador Rui Cunha.

SANTA MARIA DA FEIRA FEIRA MEDIEVAL
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)