Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

Feira prepara a festa

Autores famosos e muita animação cultural para atrair 500 mil pessoas
22 de Maio de 2013 às 01:00
A Feira do Livro de Lisboa abre esta quinta-feira, às 12h30, e estará aberta até dia 10 de junho
A Feira do Livro de Lisboa abre esta quinta-feira, às 12h30, e estará aberta até dia 10 de junho FOTO: Miguel A. Lopes / Lusa

Sessões de autógrafos com escritores internacionais famosos como Luis Sepúlveda e Enrique Vilas-Matas, espetáculos de teatro e concertos e, até, sessões de cinema ao ar livre – novidade absoluta este ano – são algumas das propostas da 83ª Feira do Livro de Lisboa, que abre amanhã às 12h30 no Parque Eduardo XVII, por iniciativa da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).

Com a participação de 480 chancelas (mais 20 % do que no ano passado) e na expectativa de bater o recorde de público (a organização espera atingir a marca dos 500 mil visitantes), pela Feira passarão também alguns dos portugueses que mais vendem no nosso País. José Rodrigues dos Santos, que recentemente esteve oito semanas no top dos livros mais vendidos com ‘A Mão do Diabo’ (em luta renhida com ‘As 50 Sombras de Grey’, de E.L. James) marcará presença já este sábado, às 15h00. No dia seguinte, à mesma hora, será a vez de outro fenómeno de vendas – Luís Miguel Rocha, cujo romance ‘A Filha do Papa’ se manteve no top dos mais vendidos cinco semanas consecutivas.

A Leya, que em 2013 tem 16 pavilhões na Feira, destaca este ano um conjunto de ações em torno da atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago (aconteceu há 15 anos) e, também, a introdução do cinema no programa da festa. Filmes que tenham a ver com livros (como ‘José e Pilar’, de Miguel Gonçalves Mendes) serão apresentados ao ar livre.

Já a Porto Editora, representada com 24 pavilhões, destaca as sessões de lançamento de livros novos, como ‘O Colecionador de Erva’, de Francisco José Viegas, ou a biografia de Jorge Sampaio.

feira do livro lisboa festa animação cultura literatura autógrafos
Ver comentários