Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Fernanda Heitor substitui Leonor Silveira na direcção do ICA

Fernanda Heitor, antiga secretária-geral do Ministério da Cultura, foi nomeada subdirectora do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), substituindo no cargo Leonor Silveira, informou esta sexta-feira fonte da Secretaria de Estado da Cultura.

21 de Setembro de 2012 às 18:36

Fernanda Heitor, que assumiu funções a 01 de Setembro, integra assim a estrutura directiva do ICA, organismo que continua a ser dirigido por José Pedro Ribeiro, apesar de este ter pedido a demissão em Maio passado.

Também Leonor Silveira, subdirectora do ICA desde 2007, pediu a demissão em Maio, sendo agora substituída por Fernanda Heitor.

Em Maio, José Pedro Ribeiro e Leonor Silveira não avançaram oficialmente qualquer justificação, mas o pedido de saída do ICA aconteceu numa altura em que vários agentes do sector pressionavam o Governo para fazer aprovar a nova lei do cinema e do audiovisual, alegando paralisia financeira do sector.

Recorde-se que o Governo suspendeu os apoios financeiros do ICA para 2012, por restrições orçamentais, e estão ainda por cumprir vários compromissos dos concursos de anos anteriores.

Fernanda Heitor, 58 anos é licenciada em organização e gestão de empresas e foi durante dez anos secretária-geral do extinto Ministério da Cultura.

Do currículo profissional consta ainda que foi directora de serviços administrativos e financeiros do ex-Instituto Português dos Museus, adjunta do gabinete do secretário de Estado do Ensino Superior e do gabinete dos ministros da Cultura para os assuntos económicos e financeiros.

ica cinema leonor silveira fernanda heitor
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)