Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Fernandes triunfa na Figueira

A corrida RDP na Figueira da Foz constituiu um acontecimento de relevo que levou milhares ao Coliseu Figueirense. Nem as intermináveis e desesperantes filas de automóveis e as dificuldades de parqueamento arrefeceram os ânimos.
21 de Agosto de 2007 às 00:00
Rui Fernandes teve uma actuação muito positiva
Rui Fernandes teve uma actuação muito positiva FOTO: Natália Ferraz
Joaquim Bastinhas esteve em plano elevado e desenvolveu uma das melhores bregas da tarde. Experiente, soube tirar o melhor partido do toiro, deixando os ferros bem colocados e rematando as sortes. A pedido do público, foi muito aplaudido o par a duas mãos com que terminou a lide.
João Salgueiro esteve regular nos compridos e esteve bem em três curtos muito ovacionados. Exagerou com três voltas a arena, sendo duas a cavalo. Perde-se tempo e prejudica o ritmo do espectáculo!
Tito Semedo não destoou, embora o ferro de ‘violino’ seja para esquecer. Muito bem nos ferros curtos, citando pelo pitón contrário, fez-se aplaudir com um ferro de palmo.
Rui Fernandes teve uma actuação muito positiva, em especial na ferragem curta. Preparações criteriosas, citando de frente e rematando com piruetas que fizeram levantar o público. Uma grande tarde do cavaleiro que lhe valeu o prémio para a melhor lide.
Ana Batista, que substituiu João Moura Caetano, lesionado em Espanha, esteve enorme na brega, na colocação da ferragem e no remate das sortes. Foi forte candidata ao prémio do triunfador.
Gilberto Filipe esteve um pouco irregular, abusou da velocidade e sofreu um evitável toque na montada. Apesar de tudo, teve alguns ferros de mérito, em especial o último curto.
Para pegarem os toiros de Manuel Tavares da Veiga, bem apresentados, alguns com características de mansos, mas todos a darem jogo suficiente, os forcados da Moita, Tiago Bernardes e Edgar Duarte, ambos à 2.ª; os de Tomar, Pedro Miguel e João Pedro Sousa, à 2.ª; e os do Aposento da Chamusca, António Belara Dias e João Vinagre, este com a pega premiada, estiveram com raça e coragem.
Num espectáculo bem dirigido por Lourenço Luzio – que não autorizou outro ferro a Rui Fernandes – os prémios foram entregues por Ana Freixo, da Casa do Pessoal da RTP, e pelo presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Duarte Silva.
COLISEU FIGUEIRENSE
DATA: 19 de Agosto de 2007
EVENTO: Corrida à portuguesa
ASSISTÊNCIA: 6000 pessoas
DIRECTOR: Lourenço Luzio
CARTEL: J. Bastinhas, J. Salgueiro, T. Semedo, Ana B. e G. Filipe; forc. Moita, Tomar e Ap. Chamusca (gan. M.T. Veiga).
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)