Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Festa do fado anima Lisboa

Mais de 60 fadistas vão atuar em dez palcos nas noites de sexta e sábado.
Pedro Rodrigues Santos 22 de Setembro de 2016 às 08:38
Museu do Fado será a porta de entrada do quarto ‘Aqui Mora o Fado’. É neste espaço que se deve trocar o bilhete pela pulseira que dá acesso ao festival
Museu do Fado será a porta de entrada do quarto ‘Aqui Mora o Fado’. É neste espaço que se deve trocar o bilhete pela pulseira que dá acesso ao festival FOTO: David Martins
"O Caixa Alfama é um segundo Santo António que se vive em Lisboa." José Gonçalez, diretor artístico do festival ‘Aqui Mora o Fado’ – que irá animar, amanhã e sábado, o bairro alfacinha –, mostra-se satisfeito com o impacto do evento na capital.

O programador prevê que, nos dois dias do festival, irão passar cerca de 14 mil pessoas pelo evento. E acredita que as obras que transformaram as ruas de Alfama num imenso estaleiro não irão provocar grandes problemas de circulação.

Ricardo Ribeiro, Raquel Tavares, Carminho, Cidália Moreira, Aldina Duarte e Marco Rodrigues são alguns dos nomes consagrados de um cartaz que conta com mais de 60 artistas em dez palcos. A estes somam-se Maria Ana Bobone e Gisela João, além de estreantes como a luso-americana Nathalie Pires, FF e a atriz Marina Mota.

O Caixa Alfama tem ainda uma noite dedicada a Beatriz da Conceição, considerada um nome ímpar do fado. "Desafiámos fadistas que vivem no bairro ou que a ele estão ligados para participarem no tributo", diz.

"O público que não pense que vai participar numa noite de uma casa de fados, não é essa a filosofia do festival", afirma José Gonçalez. "Queremos que possam andar entre cada palco e ver um pouco de tudo o que está a acontecer."

Mantêm-se ainda os dois espaços ‘Fado à Janela’, que têm sido um dos trunfos do festival. "Houve momentos em que estiveram três mil ou quatro mil pessoas a cantar ao som dos guitarristas".

Hoje, pode-se ainda comprar, por 38 euros, o bilhete único para os dois dias do festival. A entrada deverá depois ser trocada por uma pulseira para a livre circulação das pessoas. Amanhã e sábado, o preço sobe para os 45 euros.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)