Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Festa do FC Porto provoca estragos na feira do livro

A festa do título europeu levada a cabo pelos adeptos do FC Porto, anteontem à noite nos Aliados, provocou danos avultados nos pavilhões ali montados para a Feira do Livro. A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) ponderou cancelar o evento, quando confrontada com os danos, avaliados em várias dezenas de milhares de euros.

21 de Maio de 2011 às 00:30
Reparação dos pavilhões começa amanhã, dia da Taça de Portugal, que também preocupa a organização
Reparação dos pavilhões começa amanhã, dia da Taça de Portugal, que também preocupa a organização FOTO: Pedro Lorenço Ferreira

"Numa primeira impressão, ainda na noite das comemorações, pareceu impossível cumprir o calendário da Feira, tais eram os danos. Mas hoje [ontem] de manhã, depois de uma segunda análise e muita ponderação, achámos que era um esforço que tinha de ser feito", explicou Avelino Soares, da organização, ao CM.

As parcerias feitas com autores e músicos convidados foram um dos aspectos que pesaram na ponderação da APEL. "A Feira do Livro não é só os pavilhões. Há compromissos e parcerias que não podem ser adiados", explicou.

A prioridade da APEL é reparar os pavilhões a tempo do arranque da Feira do Livro, na quarta-feira (dia 25), e só depois apurar responsabilidades. "Vamos arranjar tudo. Mas esperamos uma contribuição da Câmara Municipal do Porto e do FC Porto. Não podemos acusar directamente ninguém, mas toda a gente viu o que ali se passou", contou Avelino.

A reparação e substituição dos cerca de 60 pavilhões montados começa já amanhã. A organização da feira espera que sejam tomadas as devidas precauções por parte da PSP, no domingo, caso o FC Porto ganhe a Taça de Portugal. "A PSP fez o possível na altura, mas no domingo esperamos mais protecção".

A Feira do Livro arranca dia 25 e encerra a 12 de Junho. 

festa FC Porto
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)