Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

Festa é festa!

Natural de Vendas Novas, o forcado Adelino de Carvalho teve domingo, na praça montada naquela localidade, uma tarde de inolvidável consagração.
17 de Maio de 2005 às 00:00
Ana Batista voltou a estar muito bem em ambos os oponentes
Ana Batista voltou a estar muito bem em ambos os oponentes FOTO: Elvaspress
E ao dar a volta à arena, com flores nos braços e sob os aplausos do público, de pé nas bancadas, deve ter sentido que, afinal, valeu a pena. E o mesmo pensaram os promotores da homenagem e do agradável espectáculo.
Cumpriram, de forma magnífica, os novilhos-toiros de Pégoras, deixando-se tourear e investindo com clareza, enquanto toureiros e forcados se empenharam por agradar contribuindo para o bom nível atingido pela corrida.
José Pratas toureia pouco e foi manifesta alguma ansiedade que levou a ‘desentender-se’ com o primeiro, e sair com grande vontade de chegar ao êxito no quarto, o que em parte conseguiu, numa série de curtos com acerto de consumação das sortes e no seu remate.
Patricia Péllen voltou a fazer alarde da sua excelente equitação, serenidade e segurança na condução das lides, chegou ao público em vistosos adornos toureiros, e justificou os aplausos sempre que consumou as sortes cravando as bandarilhas com estilo variado e em terrenos de aperto.
Ana Batista está a tornar-se um caso sério pelo modo como não cede a facilidades, e voltou a estar muito bem em ambos os oponentes, desenvolvendo lides de excelente preparação e remate, vencendo a cara aos toiros com classe, e cravando com eficácia e correcção para sair sempre ‘limpa’ e a rematar dentro da regra.
Estiveram bem os três grupos de forcados em praça com pegas seguras e algumas de muita emoção, dividindo-se os ‘louros’ equitativamente.
António dos Santos dirigiu com o saber e a ‘complacência’ exigidas. Festa é festa!
CLARIM
Eduardo Leonardo, crítico tauromáquico de 65 anos, faleceu ontem no Hospital de Santarém vítima de cancro.
Aficionado e toureiro amador, foi responsável pelas notícias de tauromaquia no ‘Jornal de Notícias’, pelo programa televisivo ‘Revista de Toiros’, um dos organizadores dos Congressos Nacionais de Tauromaquia, colaborador e responsável de programas de rádio, e era actualmente director do ‘site’ www.toirosecavalos.com.
O seu corpo está na Capela das Portas do Sol, e o funeral realiza-se hoje à tarde para o cemitério de Santarém.
Ver comentários