Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Festa em família no bairro da Sé

Ainda é cedo para comprar as sardinhas, mas as decorações para a festa já estão postas nas ruelas do bairro da Sé, no Porto. Ali o São João é festejado de acordo com a tradição, em família. São poucos os que ainda vivem no bairro mas, na noite de 23 de Junho, as ruas enchem-se de gente e alegria.
9 de Junho de 2011 às 00:30
Maria Odete festeja o São João pela noite dentro
Maria Odete festeja o São João pela noite dentro FOTO: Pedro Lourenço Ferreira

 "Vem cá a família toda, porque não dá para assar sardinhas nos apartamentos. Comemos e bebemos à vontade. À meia-noite fecho o café e vamos ver o fogo. Depois voltamos e é festa até ao outro dia", explicou Maria Odete, proprietária do café Detinha.

O São João que se aproxima vai ser mais contido, mas só em despesas, porque o espírito é sempre o mesmo. "Nós tentamos sempre fazer a festa sem olhar às despesas, mas este ano vamos ter esse cuidado, porque as coisas estão muito más", contou ao CM Maria Odete.

Este ano, as iluminações e decorações da câmara municipal não passaram pelas ruas do bairro, para descontentamento dos moradores. "Este ano nem música há, temos de ser nós a arranjar. Mas compreende-se que o dinheiro não chegue para tudo", lamentou João Carvalho, dono da mercearia Manuel Carvalho.

As festas já não são as de outros tempos, garantem os moradores, mas ainda servem para animar quem ali vive, refere David Tavares: "Somos poucos aqui, mas a festa é tão boa como nos outros lados. O São João a sério é no Porto. Não há disto em mais lado nenhum", acrescenta.

PORTO SÃO JOÃO SANTOS POPULARES
Ver comentários