Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

FESTIVAL ANDANÇAS 2003 COMEÇA HOJE

Bailes, oficinas de dança e música ao vivo são algumas das propostas da 8.ª edição do Andanças 2003 - Festival Internacional de Música e Dança Tradicional, que arranca hoje na aldeia de Carvalhais, São Pedro do Sul.
25 de Agosto de 2003 às 00:00
As oficinas de dança são uma das propostas do festival
As oficinas de dança são uma das propostas do festival
Até dia 31, os amantes da dança tradicional têm à sua disposição 90 oficinas de dança em que podem aprender vários estilos oriundos de diversos países.
Organizado pela Pédexumbo - associação que divulga e promove as danças populares - com o apoio da Câmara Municipal de São Pedro do Sul e da Escola Profissional de Carvalhais, o evento surge nesta edição com novidades na programação.
Além dos habituais bailes, concertos e oficinas de dança, a associação propõe a descoberta da região através de percursos pedestres, ou de colóquios de sobre diversas temáticas ambientais e de desenvolvimento regional. "O objectivo é, cada vez mais, incentivar a troca cultural: do festival para fora e de fora para o festival, à qual se alia uma preocupação ecológica e social que fará deste espaço comum um local mais rico para todos", revelou à Lusa uma fonte da iniciativa.
Nesta edição, o Andanças conta com a presença de 160 músicos oriundos de Espanha, Bélgica, Grã- -Bretanha, França, Rússia, Itália, Angola e de vários pontos de Portugal.
Os dias arrancam com oficinas de meditação, concentração e aquecimento com prática de tai chi chuan e iôga e prosseguem com oficinas de dança em que se pode aprender danças orientais, galegas, africanas, salsa, sapateado e rock'n'roll, praticar desportos ou entrar em actividades paralelas como o jogo do pau, malabarismo, pintura, escultura e improvisação musical.
À noite realizam-se os bailes com música ao vivo nos vários palcos onde os "alunos" das oficinas de dança são convidados a mostrar o que aprenderam.
Para as crianças o certame disponibilizou 'ateliers' de teatro, aulas de dança, canto e pintura, entre outros.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)