Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

Festival da Canção sem portugueses

RTP promete que o espectáculo musical regressa em 2017.
Duarte Faria 8 de Outubro de 2015 às 03:42
Leonor Andrade foi a representante lusa na Eurovisão em 2015
Leonor Andrade foi a representante lusa na Eurovisão em 2015 FOTO: Georg Hochmuth/EPA

A RTP não vai participar na edição 2016 do clássico Festival Eurovisão da Canção. A decisão, tomada pela administração do canal público, liderada por Gonçalo Reis, surge da necessidade de reavaliar os moldes da participação no projeto para que Portugal "possa ter mais peso" neste concurso, apurou o Correio da Manhã junto de fontes da empresa.

Em comunicado, a RTP informou que: "depois duma longa e ponderada avaliação da nossa participação neste evento e ao mesmo tempo a necessidade de substituir e criar novos conteúdos, decidiu a direção de programas da RTP não considerar este ano o Festival da Eurovisão na sua grelha de programação". A televisão pública promete, no entanto, regressar ao festival em 2017.

A edição do próximo ano, organizado pela European Broadcasting Union (EBU) – União Europeia de Radiodifusão – ocorre nos dias 10, 12 e 14 de maio em Estocolmo, na Suécia, país que venceu este ano.

Esta será a quinta vez em que Portugal não participa no evento musical. O mesmo aconteceu em 1970, 2000, 2002 e 2013. Portugal é, de resto, o país com mais presenças entre os que nunca venceram nem conseguiram um lugar no top 5. Este ano, Leonor Andrade foi a representante lusa, com ‘Há Um Mar Que Nos Separa’, de Miguel Gameiro. Não passou nas semifinais.