Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Festival de Cinema do Brasil convida realizadores lusos

O Festival de Cinema do Rio de Janeiro, que acontece entre 26 de setembro e 10 de outubro, terá como convidados especiais os realizadores portugueses Mário Patrocínio e João Viana.

19 de Setembro de 2013 às 21:12
O realizador João Viana leva ao festival a obra experimental 'A Batalha de Tabatô'
O realizador João Viana leva ao festival a obra experimental 'A Batalha de Tabatô' FOTO: D.R.

Patrocínio, que já esteve no festival do Rio em 2010, apresentará nesta edição a sua segunda longa-metragem, que tem como tema as idiossincrasias da dança Kuduro.

Na edição de 2010, Patrocínio havia estado na cidade para apresentar o documentário ‘Universo Paralelo', rodado no Complexo do Alemão, até então considerada uma das áreas mais perigosas do Rio de Janeiro, sob o controle de traficantes de drogas.

João Viana, nascido em Angola, apresentará a obra experimental ‘A Batalha de Tabatô', que conta a história de um pai que regressa à Guiné Bissau após 30 anos de exílio para o casamento da filha.

Entre os convidados internacionais da primeira semana figuram ainda a atriz norte-americana Dakota Fanning, a realizadora francesa Claire Denis, que lançará durante o festival o seu último filme, ‘Bastardos', e Ryan White, responsável pela adaptação para o cinema da história da secretária dos Beatles.

São esperados ainda o realizador francês Jean-Claude Brisseau, o argentino Juan José Campanella, e o premiado realizador alemão Thomas Arslan.

O Festival de Cinema do Rio de Janeiro figura como um dos principais certames do género no Brasil e tem como homenageado deste ano a cinematografia alemã, além da exibição de centenas de títulos de mais de 60 países.

Na edição passada, o festival homenageou Portugal, com uma mostra especial da produção cinematográfica portuguesa e fez uma homenagem especial ao trabalho de Manoel de Oliveira e João Pedro Rodrigues.

Cultura Cinema 'A Batalha de Tabatô' Mário Patrocínio João Viana Festival de Cinema do Rio de Janeiro
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)